PT
BR
Pesquisar
Definições



caçamba

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
caçambacaçamba
( ca·çam·ba

ca·çam·ba

)
Imagem

BrasilBrasil

Recipiente, tara ou invólucro, geralmente padronizado, destinado ao acondicionamento ou transporte de mercadorias ou materiais.


nome feminino

1. [Brasil] [Brasil] Cada um dos vasos que tiram a água da nora. = ALCATRUZ

2. [Brasil] [Brasil] Balde, preso numa corda, para tirar água dos poços.

3. [Brasil] [Brasil] Qualquer balde.

4. [Brasil] [Brasil] Recipiente, tara ou invólucro, geralmente padronizado, destinado ao acondicionamento ou transporte de mercadorias ou materiais.Imagem

5. [Brasil] [Brasil] Recipiente fundo, geralmente com dentes e acoplado a um braço mecânico, usado em trabalhos de escavação (ex.: caçamba de escavadeira).Imagem

6. [Brasil] [Brasil] Estribo em forma de chinelo.

7. [Brasil] [Brasil] Espécie de cangalhas.

8. [Brasil] [Brasil] Espécie de candeeiro preso a um pau, que era levado por crianças nas procissões do Rio de Janeiro.

9. [Brasil] [Brasil] Veículo velho.

etimologiaOrigem etimológica:quimbundo kisambu, cesta, cesto.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Qual a escrita correcta para o planeta? Urano ou Úrano?
Os vocabulários tidos como as maiores referências para o português europeu (Vocabulário da Língua Portuguesa, de Rebelo Gonçalves e Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) registam apenas a forma Úrano, referindo Rebelo Gonçalves que a forma Urano, apesar de corrente, “é inexacta”. Esta indicação deve-se à forma latina Uranus, em que o U da antepenúltima sílaba é uma vogal longa (sendo o -a- da penúltima sílaba uma vogal breve), o que corresponde geralmente a uma palavra esdrúxula em português.

No entanto, parece ter havido uma regularização da acentuação da palavra (em português, o padrão mais regular de acentuação é o das palavras graves, isto é, acentuadas na penúltima sílaba), e é de facto muito corrente a forma Urano, inclusivamente com registo em dicionários. Por este motivo, e apesar de a forma Úrano ser a preferida pelos autores mais puristas, pode hoje considerar-se aceitável também a forma Urano.