Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

cacimba

cacimbacacimba | n. f.
cacimbacacimba | n. f.
3ª pess. sing. pres. ind. de cacimbarcacimbar
2ª pess. sing. imp. de cacimbarcacimbar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ca·cim·ba ca·cim·ba 1


(talvez alteração de cacimbo)
nome feminino

1. Orvalho e relento em certos pontos da África.

2. Período em que ocorre esse fenómeno.

3. [Antigo, Índia]   [Antigo, Índia]  Humidade ou orvalho comum em Dezembro e Janeiro e que cresta a inflorescência das árvores (ex.: cajueiros danificados pela cacimba).


ca·cim·ba ca·cim·ba 2


(talvez do quimbundo kixima, tanque, cisterna)
nome feminino

1. Cova ou poço em que se junta a água paludosa.

2. [Angola]   [Angola]  Poço que recebe a água pluvial filtrada pelos terrenos circunjacentes e que é utilizada pelas povoações. = MAIANGA

3. [Brasil]   [Brasil]  Buraco cavado até se encontrar um lençol de água.


ca·cim·bar ca·cim·bar 1

- ConjugarConjugar

(cacimba, orvalho + -ar)
verbo intransitivo

Formar-se ou cair cacimba. = ORVALHAR


ca·cim·bar ca·cim·bar 2

- ConjugarConjugar

(cacimba, poço + -ar)
verbo intransitivo

[Brasil]   [Brasil]  Encher-se de água (um terreno) formando poças aqui e além.

pub

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Após mais de 70 horas, bombeiros resgatam corpo de mulher que caiu em cacimba em Juazeiro Zero Hora Nova rodada de negociação entre Rússia e Ucrânia deve começar...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

do Nordeste Duas mulheres caem em cacimba de 30 metros de profundidade no quintal de casa em Juazeiro do Norte Zero...

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação

...se escondem a eles próprios, não adianta que as mãos avancem por entre a cacimba tosca das primeiras horas de qualquer dia, porque a noite vai seguir-se,..

Em Inatingivel

cerne de coronilha E um mate mistura o gosto De cacimba e maçanilha Todo galpão é querência Toda querência é galpão Porque há nas duas...

Em Roccana

...escondem a lua, desmaiam a forma como os teus olhos trabalham, intoxicados, afogados na cacimba irrisória do dealbar do dia,..

Em Inatingivel
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Tenho algumas dúvidas relativamente à posição do pronome nas seguintes estruturas gramaticais, deve dizer-se: a) gostava de o ver ou gostava de vê-lo; b) tenho o prazer de o convidar ou tenho o prazer de convidá-lo?
Nas frases apontadas, ambas as hipóteses podem ser utilizadas e nenhuma delas é considerada incorrecta. Nas hipóteses gostava de vê-lo e tenho o prazer de convidá-lo, o pronome átono o ocupa a sua posição canónica, à direita do verbo de que depende (ver e convidar, respectivamente), mas, na colocação dos clíticos, as preposições provocam geralmente a próclise, isto é, a atracção do clítico para antes do verbo (gostava de o ver e tenho o prazer de o convidar). Esta colocação proclítica é, no entanto, obrigatória quando o verbo está no infinitivo flexionado (ex.: Empresto-te o livro, mas é para o leres com atenção; Ele indignou-se por lhe omitirmos informação; e nunca *Empresto-te o livro, mas é para lere-lo com atenção; *Ele indignou-se por omitirmos-lhe informação; o asterisco indica agramaticalidade).

A descrição feita acima não se aplica à preposição a, com a qual não há geralmente atracção do clítico (ex.: Eles estavam a insultar-se; Aconselhei as crianças a reconciliarem-se; e não *Eles estavam a se insultar; Aconselhei as crianças a se reconciliarem), senão em registos dialectais do português europeu e, mais frequentemente, no português do Brasil.




No programa de hoje da R.T.P. " Bom Dia Portugal" na rubrica "Em bom português", questiona-se se deve dizer: duzentas gramas ou duzentos gramas? Afirma-se que a resposta correcta é: "duzentos gramas" porque grama é um submúltiplo do quilograma. Ora, eu tenho apenas a quarta classe do ensino primário de 1951, mas nesse tempo aprendi que grama, metro, caloria, etc. são unidades e quilograma, quilómetro, quilocaloria, etc, são múltiplos com mil unidades. Como gosto de falar o melhor Português, (dentro das minhas limitações literárias) gostaria de obter uma explicação, mais convincente ou de saber se, pela mesma razão, deve dizer-se "duzentos calorias"?
De facto, o argumento referido é pouco claro. O motivo por que a resposta é "duzentos gramas" é porque grama, enquanto unidade de medida, é um substantivo masculino, como pode verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. É por essa razão que quilograma, formado pela junção do prefixo quilo- ao substantivo grama, é masculino, e não o contrário.
pub

Palavra do dia

cor·mo·rão cor·mo·rão


(francês cormoran)
nome masculino

[Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a várias aves aquáticas do género Phalacrocorax, de plumagem negra ou acinzentada, pescoço longo, bico comprido e recurvado e patas curtas, do tamanho aproximado de um pato. = BIGUÁ, CORVO-MARINHO, GALHETA

Plural: cormorões.Plural: cormorões.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/cacimba [consultado em 03-07-2022]