PT
BR
Pesquisar
Definições



Punhos

A forma Punhosé [masculino plural de punhopunho].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
punhopunho
( pu·nho

pu·nho

)
Imagem

Mão fechada.


nome masculino

1. Mão fechada.Imagem

2. Extremidade inferior do antebraço, em que este se articula com a mão. = PULSO

3. Extremidade inferior das mangas longas de camisas, blusas ou vestidos, que contorna o pulso e que geralmente se fecha com botões.Imagem

4. Parte da arma branca que serve para empunhá-la.

5. Empunhadura.

6. Parte por onde se empunham alguns instrumentos ou ferramentas. = CABO

7. [Marinha] [Marinha] Parte da vela onde prende um cabo.

8. [Portugal: Aveiro] [Portugal: Aveiro] [Marnotagem] [Marnotagem] Cada uma das pás de madeira usadas pelos marnotos, uma em cada mão, para encher as canastras de sal.Imagem


em punho

Agarrado pelo punho, geralmente em posição erguida e pronto para ser usado (ex.: arma em punho).

punho elástico

Faixa elástica apertada que se usa em torno do pulso para proteger ligamentos ou evitar lesões, sobretudo na prática de alguns desportos.

punhos de renda

Extremo cuidado a fazer ou dizer algo. = DELICADEZA

etimologiaOrigem etimológica:latim pugnus, -i, murro, soco.

PunhosPunhos

Auxiliares de tradução

Traduzir "Punhos" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.



Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).