PT
BR
Pesquisar
Definições



Tese

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tesetese
( te·se

te·se

)


nome feminino

1. Proposição que alguém expõe, propondo-se discuti-la ou defendê-la.

2. Trabalho escrito que um aluno deve elaborar, apresentar e defender perante um júri para a obtenção de um grau académico, em geral de doutor.

3. [Figurado] [Figurado] Aquilo que é objecto de estudo ou de discussão. = ASSUNTO, TEMA

4. [Música] [Música] Parte acentuada do compasso, que se marca pelo abaixamento da batuta ou da mão. = TÉSIS

5. [Versificação] [Versificação] Parte de um pé que não é marcada pelo acento métrico, na versificação latina. = TÉSIS


em tese

Do ponto de vista hipotético e teórico (ex.: em tese, a previsão está certa, mas na prática as coisas complicam-se). = EM PRINCÍPIO, TEORICAMENTE

etimologiaOrigem etimológica: latim thesis, -is, do grego thésis, -eôs, acção de pôr em ordem, acção de estabelecer, convenção, costume.
TeseTese

Auxiliares de tradução

Traduzir "Tese" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O correto é escrever " Viemos " ou "Vimos" através desta...?
O verbo vir é muito usado na correspondência formal ou institucional para introduzir o assunto, em expressões como "venho por este meio requerer..." ou "venho através desta solicitar...", ou "vimos por este meio requerer..." ou "vimos através desta solicitar...", com um remetente colectivo (por exemplo, um grupo de cidadãos) ou com o uso do plural majestático ou de modéstia. Habitualmente, como se trata de correspondência no presente, é utilizado o presente do indicativo (ex.: vimos) e não o pretérito perfeito (ex.: viemos), a não ser que esteja a ser relatado um facto passado (ex.: no mês passado, viemos solicitar...).



Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).