PT
BR
Pesquisar
Definições



conclusão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
conclusãoconclusão
( con·clu·são

con·clu·são

)


nome feminino

1. Acto de concluir.

2. Fim.

3. Termo (do que se conclui).

4. Desfecho.

5. Ajuste definitivo.

6. Aquilo que se deduz ou infere (ex.: não podemos tirar conclusões precipitadas). = DEDUÇÃO, ILAÇÃO, INFERÊNCIA

7. Parte final de um texto ou de uma argumentação, geralmente com resumo das ideias principais.

8. Proposição final do silogismo.


conclusões magnas

[Portugal: Coimbra] [Portugal: Coimbra] Teses que precedem o doutoramento.

em conclusão

Finalmente; a concluir.

etimologiaOrigem etimológica: latim conclusio, -onis, acção de fechar, cerco, bloqueio, fim.
conclusãoconclusão

Auxiliares de tradução

Traduzir "conclusão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Os pronomes de tratamento (como V. exa.) devem ser inscritos em maiúsculas ou minúsculas?
As formas de tratamento são palavras ou locuções que o falante usa para interpelar a(s) pessoa(s) ou entidade(s) a quem se dirige.

Esta categoria inclui os pronomes pessoais de segunda pessoa (tu, vós), e ainda os pronomes de tratamento, isto é, outros pronomes pessoais de segunda pessoa (você, vocês) e também palavras e locuções (ex.: Excelência, o senhor, Vossa Senhoria) que obrigam à concordância do verbo com a terceira pessoa (ex.: você foi incorrecto, o senhor está bem?).

As formas de tratamento são usualmente grafadas em maiúsculas (ex.: Vossa Alteza), excepto quando se trata de pronomes pessoais ou de locuções como o senhor, a senhorita (ex.: você vem connosco; a menina pode dizer-me as horas?).