PT
BR
Pesquisar
Definições



fósforo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fósforofósforo
( fós·fo·ro

fós·fo·ro

)
Imagem

Palito que tem numa das extremidades uma substância inflamável por fricção numa superfície áspera que geralmente contém fósforo.


nome masculino

1. [Química] [Química] Elemento químico (símbolo: P), de número atómico 15 e que corresponde a um corpo simples, transparente, incolor ou levemente amarelado, inflamável e cujo cheiro lembra um pouco o do alho.

2. Palito que tem numa das extremidades uma substância inflamável por fricção numa superfície áspera que geralmente contém fósforo.Imagem

3. [Informal] [Informal] Inteligência.

4. [Informal] [Informal] Pessoa a quem se dá pouca importância.

5. [Brasil: São Paulo, Popular] [Brasil: São Paulo, Popular] Pessoa que entre num local ou evento sem ser convidada. = INTRUSO, PENETRA


adjectivo de dois géneros e nome masculinoadjetivo de dois géneros e nome masculino

6. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Que ou quem é ignorante ou superficial.

etimologiaOrigem etimológica:latim Phosphorus, -i, estrela da manhã, do grego fosfóros, -ê, -ón, que traz a luz.

Auxiliares de tradução

Traduzir "fósforo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Tenho verificado a existência, ao longo do país , de repetição de topónimos; por exemplo: Trofa, Gondar, Bustelo. Qual é a etimologia dessas palavras?
Segundo o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (3.ª ed., Lisboa: Livros Horizonte, 3 vol., 2003), de José Pedro Machado, o topónimo Bustelo, muito frequente em Portugal e na Galiza, talvez seja diminutivo de busto ‘campo de pastagem’. Quanto a Gondar, o autor aventa a hipótese de provir de uma hipotética forma gótica (ou goda) Gunthi-harjis ‘exército para combate’. Por fim, o topónimo Trofa é de origem obscura.