PT
BR
Pesquisar
Definições



rabeta

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rabetarabeta
|ê| |ê|
( ra·be·ta

ra·be·ta

)


nome feminino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Pequena Ave passeriforme (Motacilla alba) da família dos motacilídeos, insectívora, de dorso cinzento, topo da cabeça e pescoço pretos, cara e ventre brancos, cauda comprida e baloiçante, com plumagem branca, preta e cinzenta. = ALVÉOLA-BRANCA, LAVADEIRA, LAVANDEIRA, PASTORINHA

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Pequena ave (Phaenicurus ochruros) da família dos turdídeos, de plumagem preta com cauda ruiva. = CARVOEIRO, PISCO-FERREIRO, RABIRRUIVO-PRETO, RABO-RUIVO

3. [Ictiologia] [Ictiologia] Corvina jovem.

4. [Regionalismo] [Regionalismo] Rapariga esperta e viva. = SIRIGAITA

5. [Informal] [Informal] [Desporto] [Esporte] Parte de trás de uma prancha de surfe.

6. [Gíria] [Gíria] Charuto de picar; charuto ordinário.


nome masculino

7. [Portugal, Calão, Depreciativo] [Portugal, Tabuísmo, Depreciativo] Homem homossexual.


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

8. Diz-se de uma espécie de formiga muito pequena.

etimologiaOrigem etimológica:rabo + -eta.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Gostaria de saber se a palavra desadequabilidade existe, se está correcta ou incorrectamente escrita, e qual seria a alternativa.
Ainda que não se encontre em nenhum dos dicionários de língua portuguesa à nossa disposição, a palavra desadequabilidade encontra-se bem formada, através da aposição do sufixo de negação des- ao substantivo adequabilidade. No entanto, o uso do substantivo inadequabilidade (com o prefixo de negação in-) seria mais aconselhado, uma vez que se encontra registado na maior parte dos dicionários de língua portuguesa e apresenta uso generalizado, a julgar pelas pesquisas efectuadas em corpora e na Internet.