PT
BR
Pesquisar
Definições



formiga

A forma formigapode ser [terceira pessoa singular do presente do indicativo de formigarformigar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
formigaformiga
( for·mi·ga

for·mi·ga

)
Imagem

EntomologiaEntomologia

Designação comum aos insectos himenópteros da família dos formicídeos, vorazes, de cabeça volumosa e triangular, providos de fortes mandíbulas, com alguns milímetros de comprimento, que vivem em sociedade, ou formigueiro, onde se encontram rainhas fecundas e numerosas obreiras sem asas.


nome feminino

1. [Entomologia] [Entomologia] Designação comum aos insectos himenópteros da família dos formicídeos, vorazes, de cabeça volumosa e triangular, providos de fortes mandíbulas, com alguns milímetros de comprimento, que vivem em sociedade, ou formigueiro, onde se encontram rainhas fecundas e numerosas obreiras sem asas.Imagem

2. [Agricultura] [Agricultura] Variedade de pêra.

3. [Figurado] [Figurado] Escolho coberto pela água.

4. [Figurado] [Figurado] Pessoa económica.


à formiga

Um após outro; em carreira, como um formigueiro.

[Figurado] [Figurado] A pouco e pouco, sorrateiramente.

etimologiaOrigem etimológica: latim formica, -ae.
iconeConfrontar: formica, fórmica.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:carreiro, correição, formigame, formigueiro.
formigarformigar
( for·mi·gar

for·mi·gar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Mexer-se em grande quantidade (como formigas). = FORMIGUEJAR

2. Juntar-se em grande número.

3. Abundar.

4. Sentir formigueiro. = FORMIGUEJAR

5. [Figurado] [Figurado] Fazer pela vida.

6. Trabalhar com afã.

7. Dar a sensação do formigueiro a.

8. [Marnotagem] [Marnotagem] Passar de mão em mão o sal, dos taburnos para os barcos.

formigaformiga

Auxiliares de tradução

Traduzir "formiga" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma séria dúvida em relação à palavra logotipo. Gostaria de saber exactamente como se escreve, com acento ou sem acento: logotipo ou logótipo. No vosso dicionário aparece logótipo.
A forma esdrúxula ou proparoxítona (logótipo) é mais correcta, uma vez que o elemento de formação -tipo (do gr. týpos ‘marca, símbolo’) pressupõe a formação de palavras esdrúxulas e não graves (ex.: estereótipo, fotótipo). Apesar disso, a variante grave (logotipo) é bastante usual hoje em dia, pelo que já é registada em alguns dicionários de língua portuguesa actuais, sendo no entanto considerada menos correcta que a forma esdrúxula (logótipo).



Tenho sempre uma dúvida: utiliza-se crase antes de pronomes demonstrativos como esse, essa, esta, este?
A crase é a contracção de duas vogais iguais, sendo à (contracção da preposição a com o artigo definido a) a crase mais frequente. Para que se justifique esta crase é necessário que haja um contexto em que estejam presentes a preposição a e o artigo a (ex.: A [artigo] menina estava em casa; Entregou uma carta a [preposição] uma menina; Entregou uma carta à [preposição + artigo] menina). Ora, os pronomes demonstrativos não coocorrem com preposições (ex.: Esta menina estava em casa; *A [artigo] esta menina estava em casa; Entregou a carta a [preposição] esta menina; *Entregou a carta à [preposição + artigo] esta menina; o asterisco indica agramaticalidade), pelo que não poderá haver crase antes de artigos demonstrativos, mas apenas a ocorrência da preposição, quando o contexto o justifique.

Além do que foi dito acima, é de referir que pode haver crase com um artigo demonstrativo começado por a- (ex.: Não prestou atenção àquilo [preposição a + pronome demonstrativo aquilo]), mas trata-se da contracção da preposição a com a primeira vogal do pronome demonstrativo (ex.: àquele, àqueloutro, àquilo).