Significado de DIZ-NO-LA

    A forma DIZ-NO-LApode ser [segunda pessoa singular do imperativo de dizerdizer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de dizerdizer].

    verbo transitivo

    3. Depor.

    5. Afirmar (ex.: eu digo que isso é mentira).

    verbo transitivo e intransitivo

    verbo intransitivo

    verbo pronominal

    nome masculino

    15. Estilo.

    17. Rifão.


    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "DIZ-NO-LA" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    abeliano | adj.

    Diz-se das funções introduzidas em análise por Niels Henrik Abel....


    abiótico | adj.

    Diz-se da zona ou dos lugares onde a vida animal ou vegetal não é possível, ou fica, pelo menos, atrofiada....


    adiado | adj.

    Que se adiou; demorado, retardado....


    adintelado | adj.

    Diz-se do arco que degenera em linha reta....


    aborregado | adj.

    Diz-se dos glaciares quando a sua frente se eleva, apresentando saliências lisas e arredondadas....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "DIZ-NO-LA" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Tenho ouvido pronunciar a palavra taquicardia de duas maneiras diferentes e há muito que tenho esta dúvida. Como a devo pronunciar? Acentuando a última sílaba -ía, ou a penúltima -árdia?


      Ao utilizar o vosso dicionário, obtive o seguinte resultado para a palavra amoníaco: do Lat. ammoniacu < Gr. ammoniakón s. m., gás incolor, de cheiro intenso, sabor acre e com efeitos lacrimogéneos; gás composto de azoto e hidrogénio, que se encontra na urina e nas matérias em decomposição. A partir de lacrimogéneos obtive: masc. plu. de lacrimogéneo, do Lat. lacrima + Gr. gen, r. de gígnomai, gerar. No entanto a palavra lacrimogéneo não aparece no vosso dicionário, mas sim lacrimogénio (com i em vez de e): adj., que provoca ou produz lágrimas; que faz chorar. Assim, gostaria de saber se existem as duas formas ou se uma se encontra errada.