PT
BR
Pesquisar
Definições



recaída

A forma recaídapode ser [feminino singular particípio passado de recairrecair] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
recaídarecaída
( re·ca·í·da

re·ca·í·da

)


nome feminino

1. Acto de recair na mesma culpa, erro, etc.

2. Reincidência.

3. Novo ataque de uma doença que sobrevém antes de se estar completamente curado do primeiro.

recairrecair
|a-í| |a-í|
( re·ca·ir

re·ca·ir

)
Conjugação:irregular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e intransitivo

1. Tornar a cair.

2. Voltar a um estado ou posição anterior.

3. Ter uma recaída.

4. Cometer o mesmo erro ou a mesma falha. = REINCIDIR


verbo transitivo

5. Ser atribuído a (ex.: a escolha recaiu sobre o mais velho). = CABER, INCIDIR, PESAR

etimologiaOrigem etimológica:re- + cair.

Auxiliares de tradução

Traduzir "recaída" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).