PT
BR
Pesquisar
Definições



assistente

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
assistenteassistente
( as·sis·ten·te

as·sis·ten·te

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou o que dá assistência.

2. Que ou o que presencia alguma coisa.

3. Que ou quem ajuda alguém nas suas funções (ex.: técnico assistente; assistente de loja). = AUXILIAR

4. Que ou quem coadjuva médico ou professor catedrático, podendo substituí-lo na sua ausência (ex.: médica assistente; o professor adoeceu e o seminário foi dado pelo assistente). = ADJUNTO


nome de dois géneros

5. [Direito] [Direito] Pessoa autorizada a auxiliar o ministério público num processo penal.

6. [Informática] [Informática] Programa informático que geralmente utiliza inteligência artificial e que executa tarefas pedidas pelo utilizador na sua interacção com dispositivos computacionais.


nome feminino

7. [Brasil] [Brasil] Parteira.


assistente de bordo

Profissional que vela pela segurança e pelo conforto dos passageiros a bordo de aviões comerciais. = COMISSÁRIO DE BORDO

etimologiaOrigem etimológica:latim assistens, -entis, particípio presente de assisto, -ere, colocar-se junto de, parar junto de, estar de pé, estar presente.
Colectivo:Coletivo:Coletivo:assistência, auditório, plateia, público.

Auxiliares de tradução

Traduzir "assistente" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Uma frase poderá conter parênteses no fim da mesma? Exemplo: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março).
Os parênteses são sinais gráficos - podem ser curvos "( )", rectos "[ ]" ou angulares "<>" - utilizados sobretudo para delimitar palavras, locuções ou frases intercaladas ou suprimidas, sem que a estrutura sintáctica seja alterada. Por este motivo, ao utilizar uma sequência dentro de parênteses, a pontuação da frase deverá ser a mesma que existiria sem o uso desses sinais gráficos.

O exemplo que nos fornece não é muito claro, mas quando o que se pretende intercalar corresponde a uma ou mais frases completas, estas poderão estar integradas na frase que não está entre parênteses (mantendo a pontuação de uma frase dependente e sem uso de maiúsculas iniciais): Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês?).

Se, no entanto, houver mais do que uma frase dentro dos parênteses, deverão ser respeitadas dentro dos parênteses as regras gerais de pontuação, com uso de maiúsculas a seguir a um ponto final ou, no caso do exemplo, a um ponto de interrogação: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado (ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?).

A informação poderá, por outro lado, surgir isolada fora dessa frase, com a respectiva pontuação e uso de maiúsculas; este parece ser o procedimento preferencial no caso de frases como a do exemplo referido, em que não parece haver nexo muito forte entre a frase imediatamente anterior e a(s) frase(s) entre parênteses: Deve haver falta de correctores ortográficos no mercado. (Ou será um novo mês? Ficará talvez entre Fevereiro e Março?)