PT
BR
Pesquisar
Definições



empréstimo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
empréstimoempréstimo
( em·prés·ti·mo

em·prés·ti·mo

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de emprestar.

2. Contrato pelo qual se empresta.

3. Coisa emprestada.

4. [Economia] [Economia] Quantia de dinheiro cedida por meio de acordo a um mutuário que se obriga a reembolsar o credor, geralmente com juros e dentro de determinado prazo.

5. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Processo através do qual um palavra ou locução que pertence ao léxico de uma língua é incorporada no léxico de outra (ex.: análise de neologismos por empréstimo).

6. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Palavra ou locução estrangeira incorporada no léxico de uma língua (ex.: empréstimo lexical).

7. [Brasil] [Brasil] Escavação ao lado das vias-férreas para se obter terra para aterros.

etimologiaOrigem etimológica: português antigo empréstido, do latim praestitus, -a, -um, particípio passado de praesto, -are, pôr à disposição, dar, oferecer, cumprir, fazer, afiançar, preservar.
empréstimoempréstimo

Auxiliares de tradução

Traduzir "empréstimo" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



É correta a frase há alguns anos atrás? Ou se deve dizer apenas há alguns anos ou alguns anos atrás?
A expressão há alguns anos atrás e outras de estrutura semelhante (ex.: há dois minutos atrás, há três dias atrás), apesar de muito divulgada e de ser considerada aceitável por muitos falantes, é desaconselhada por conter em si uma redundância desnecessária: o verbo haver indica tempo decorrido (ex.: há dois anos que não a vejo; o filme acabou há uns minutos) e o advérbio atrás serve também para indicar tempo passado (ex.: semanas atrás tinha havido o mesmo problema, um minuto atrás disse o contrário). Por este motivo, será aconselhável substituir a expressão há alguns anos atrás por há alguns anos ou por alguns anos atrás.



Gostaria de saber se é correto pronunciar o -x- da palavra sexta-feira, ou será se[s]ta-feira?
A palavra sexta-feira tem pronúncias diferentes no português europeu e no português do Brasil. Assim, no português europeu, o -x- de sexta é geralmente pronunciado como o -ch- de chá); no português do Brasil, a pronúncia mais usual desse -x- é como o s- de saco.