PT
BR
Pesquisar
Definições



ti

A forma tipode ser[nome de dois géneros], [nome masculino], [pronome pessoal de dois géneros] ou [símbolo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ti1ti1


pronome pessoal de dois géneros

Variação do pronome tu, sempre que é precedido de preposição diferente de afora, com, fora, excepto, menos, salvo e tirante (ex.: conhece-te a ti mesmo; ninguém se levantou contra ti; ela saiu depois de ti; a conversa fica entre ti e o gerente; isto é para ti; espero por ti à entrada do cinema; a vida sem ti não faz sentido; não sei muito sobre ti nem sobre a tua família).

etimologiaOrigem etimológica:latim tibi, dativo de tu, tu.

iconeNota: Usa-se contigo em vez da preposição com seguida de ti (ex.: ainda não estive contigo desde o ano passado). Depois das preposições afora, fora, excepto, menos, salvo e tirante usa-se a forma tu (ex.: falaram todos, excepto tu).
ti2ti2


nome de dois géneros

Forma de tratamento, seguida de nome próprio, dado aos irmãos ou irmãs da mãe ou do pai, aos cônjuges dos tios ou tias ou, sobretudo em zonas rurais, a pessoas já com alguma idade.

etimologiaOrigem etimológica:redução de tio ou de tia.

ti3ti3
Imagem

BotânicaBotânica

Planta (Cordyline terminalis) da família das dracenáceas, de folhas avermelhadas grandes e lanceoladas, flores em panículas e pequenos frutos avermelhados.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Planta (Cordyline terminalis) da família das dracenáceas, de folhas avermelhadas grandes e lanceoladas, flores em panículas e pequenos frutos avermelhados.Imagem = DRACENA-VERMELHA, RAIZ-DE-CHÁ

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Ti4Ti4


símbolo

[Física, Química] [Física, Química] Símbolo químico do titânio.

titi

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber qual é o plural de pneumotórax: pneumotóraxes ou pneumotóraces?
A palavra pneumotórax é considerada uma palavra de dois números ou invariável, isto é, o seu plural deverá ser igual ao singular.

Segundo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa, Edições João Sá da Costa, 1998, p. 180), as palavras paroxítonas ou graves (palavras cujo acento de intensidade recai na penúltima sílaba) terminadas em -x (ex.: clímax, córtex, tórax) são invariáveis em número, seguindo a mesma regra das palavras paroxítonas terminadas em -s (ex.: lápis, oásis). Sendo assim, a sua forma mantém-se inalterada quer estejam no singular (ex.: córtex cerebral, um lápis, o pneumotórax) quer estejam no plural (ex.: córtex cerebrais, dois lápis, os pneumotórax).

Este não é, no entanto, um assunto consensual, havendo dicionários (nomeadamente brasileiros) que registam plural para palavras graves terminadas em -x. O Dicionário Houaiss, por exemplo, na sua edição portuguesa (Lisboa: Círculo de Leitores, 2002) regista córtex e pneumotórax como substantivos invariáveis, enquanto na edição brasileira (Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001) regista os plurais córtices e pneumotóraces.

Adenda de 15-09-2010: Esta flutuação, principalmente em dicionários e vocabulários brasileiros, parece ser menor a partir da última edição do Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras (5.ª edição, 2009), uma vez que os dicionários brasileiros com edições posteriores registam grande parte destas palavras como substantivos invariáveis, seguindo a opção da Academia Brasileira de Letras (veja-se a edição do Dicionário Houaiss de 2009, por exemplo).




Na frase "Isto não lhe arrefece o ânimo", qual é o sujeito?
A frase que refere é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 126), como exemplo de uma frase em que um pronome demonstrativo (isto) tem função de sujeito. Há vários critérios para identificar o sujeito numa frase, nomeadamente critérios de concordância em número entre o sujeito e o verbo (o pronome isto implica, por exemplo, que o verbo esteja no singular).