PT
BR
Pesquisar
Definições



Ti

A forma Tipode ser[nome de dois géneros], [nome masculino], [pronome pessoal de dois géneros] ou [símbolo].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
ti1ti1


pronome pessoal de dois géneros

Variação do pronome tu, sempre que é precedido de preposição diferente de afora, com, fora, excepto, menos, salvo e tirante (ex.: conhece-te a ti mesmo; ninguém se levantou contra ti; ela saiu depois de ti; a conversa fica entre ti e o gerente; isto é para ti; espero por ti à entrada do cinema; a vida sem ti não faz sentido; não sei muito sobre ti nem sobre a tua família).

etimologiaOrigem etimológica:latim tibi, dativo de tu, tu.

iconeNota: Usa-se contigo em vez da preposição com seguida de ti (ex.: ainda não estive contigo desde o ano passado). Depois das preposições afora, fora, excepto, menos, salvo e tirante usa-se a forma tu (ex.: falaram todos, excepto tu).
ti2ti2


nome de dois géneros

Forma de tratamento, seguida de nome próprio, dado aos irmãos ou irmãs da mãe ou do pai, aos cônjuges dos tios ou tias ou, sobretudo em zonas rurais, a pessoas já com alguma idade.

etimologiaOrigem etimológica:redução de tio ou de tia.

ti3ti3
Imagem

BotânicaBotânica

Planta (Cordyline terminalis) da família das dracenáceas, de folhas avermelhadas grandes e lanceoladas, flores em panículas e pequenos frutos avermelhados.


nome masculino

[Botânica] [Botânica] Planta (Cordyline terminalis) da família das dracenáceas, de folhas avermelhadas grandes e lanceoladas, flores em panículas e pequenos frutos avermelhados.Imagem = DRACENA-VERMELHA, RAIZ-DE-CHÁ

etimologiaOrigem etimológica:origem obscura.

Ti4Ti4


símbolo

[Física, Química] [Física, Química] Símbolo químico do titânio.

TiTi

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostava de saber o emprego das maiúsculas na língua portuguesa.
O uso das maiúsculas está regulamentado para o português europeu nas bases XXXIX a XLVII do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação.

O Acordo Ortográfico de 1990 altera, através da sua Base XIX, alguns usos decorrentes das disposições de 1945, nomeadamente a não obrigatoriedade de maiúsculas em meses e estações do ano.




"de que" ou apenas "que"? E.g.: "foram avisados que" ou "foram avisados de que"?
Nenhuma das formulações apresentadas pode ser considerada errada, apesar de a expressão "foram avisados de que" ser mais consensual do que a expressão em que se omite a preposição.

Para uma análise desta questão, devemos referir que os exemplos dados estão na voz passiva, mas a estrutura sintáctica do verbo é a mesma do verbo na voz activa, onde, no entanto, é mais fácil observar a estrutura argumental do verbo:

Eles foram avisados do perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os do perigo. (voz ACTIVA)
Eles foram avisados de que podia haver perigo. (voz PASSIVA) = Ele avisou-os de que podia haver perigo. (voz ACTIVA)

Trata-se de um verbo bitransitivo, que selecciona um complemento directo ("os", que na voz passiva corresponde ao sujeito "Eles") e um complemento preposicional, neste caso introduzido pela preposição "de" ("do perigo" ou "de que podia haver perigo"). Nas frases em que o complemento preposicional contém uma frase completiva introduzida pela conjunção "que" (ex.: "avisou-os de que" ou "foram avisados de que"), é frequente haver a omissão da preposição "de" (ex.: "avisou-os que" ou "foram avisados que"), mas este facto, apesar de ser muito frequente, é por vezes condenado por alguns puristas da língua.