PT
BR
Pesquisar
Definições



totós

A forma totósé [masculino plural de totótotó].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
totótotó
|ó| |ó|
( to·tó

to·tó

)
Imagem

Punhado de cabelo amarrado na cabeça.


nome masculino

1. [Informal] [Informal] Cãozinho.

2. Punhado de cabelo amarrado na cabeça.Imagem = CARRAPITO

3. [Portugal: Trás-os-Montes] [Portugal: Trás-os-Montes] Conjunto das partes pudendas das mulheres.

4. [Portugal: Beira] [Portugal: Beira] Pénis de criança.

5. [Brasil] [Brasil] Jogo que consiste numa mesa rectangular onde estão representados futebolistas fixos em barras móveis que os jogadores devem movimentar de maneira a inserir uma pequena bola na baliza do adversário (ex.: mesa de totó). [Equivalente no português de Portugal: matraquilhos.]Imagem


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

6. [Portugal, Informal, Depreciativo] [Portugal, Informal, Depreciativo] Que ou quem se considera ter falta de habilidade, inteligência ou desembaraço (ex.: eles são tão totós que nem perceberam o que aconteceu; cambada de totós!). = ATADO, NABO, PALERMA, PAPALVO, PARVO, PATETA, TANSO

etimologiaOrigem etimológica:origem controversa.

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



O correto é ele/ela demostrou ou demonstrou? Ou ambas as formas estão corretas?
Ambas as formas demostrar e demonstrar estão correctas, como pode verificar pelas hiperligações para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. No entanto, a forma preferencial é demonstrar, pois este verbo deriva da palavra latina demonstrare.

Pesquisas em corpora e em motores de pesquisa da Internet revelam também que a variante demonstrar tem um uso bastante mais frequente que a forma demostrar.