Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

baliza

balizabaliza | n. f. | n. 2 g.
3ª pess. sing. pres. ind. de balizarbalizar
2ª pess. sing. imp. de balizarbalizar
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

ba·li·za ba·li·za


nome feminino

1. Sinal ou objecto que marca uma meta ou um limite.Ver imagem = ESTREMA, MARCO

2. Limite.

3. Valor de referência que não deve ser ultrapassado. = TECTO

4. [Desporto]   [Esporte]  Em certos desportos (andebol, futebol, hóquei, etc.), espaço delimitado, geralmente provido de rede, onde a bola deve entrar para que seja golo. [No português do Brasil, é mais usado gol.]Ver imagem

5. [Desporto]   [Esporte]  Sinal ou poste que delimita o final de uma corrida. = META, TERMO

6. [Enologia]   [Enologia]  Amostra de vinhos para lotações.

7. [Náutica]   [Náutica]  Bóia que indica o ponto que os navios devem evitar.

8. [Náutica]   [Náutica]  Madeiros que, partindo da quilha, formam a parte principal do esqueleto do navio.

9. [Tipografia]   [Tipografia]  Peça a que se encosta o papel nas máquinas de imprimir.

10. Dogma.

11. Regra moral. = MÁXIMA, PRINCÍPIO

nome de dois géneros

12. [Brasil]   [Brasil]  Pessoa com uniforme ou fantasia que segue na parte da frente de um desfile, geralmente fazendo evoluções.


ba·li·zar ba·li·zar

- ConjugarConjugar

(baliza + -ar)
verbo transitivo

Marcar com balizas, marcos ou limites. = ABALIZAR, ASSINALAR, LIMITAR

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "baliza" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Dúvidas linguísticas


Vivo nos Açores, e na escola aprendi a escrever a palavra açoreano, mas na televisão dizem que é açoriano. Quem tem razão?
De acordo com o ponto 3 da base IX do Acordo Ortográfico de 1945, a que poderá aceder seguindo a hiperligação, o adjectivo referente ao arquipélago dos Açores escreve-se com i, pois grafam-se com i, antes da sílaba tónica, os adjectivos e substantivos derivados com os sufixos -ense e -ano, aos quais se apõe um i para formar as terminações -iense e -iano. Nesta regra incluem-se palavras como açoriano, acriano, cabo-verdiano, camoniano ou torriense.

O Acordo Ortográfico de 1990 [ver Base V, 2.º, alínea c)] não alterou nada relativamente a este ponto para o português europeu. Esta indicação de escrever com i e não com e os derivados em que entram os sufixos -iano e -iense não estava prevista no Formulário Ortográfico de 1943, que regulava a ortografia brasileira, pelo que o português do Brasil, depois da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deverá sofrer esta pequena alteração.




Porque é que há uma insistência tão grande em dizer deslargar, destrocar, etc? Há alguma razão que eu desconheça? Na minha modesta opinião estas palavras são insultos à nossa bela língua portuguesa. Estarei certa?
O prefixo des-, para além de exprimir as noções de afastamento (ex.: desabafar, deslocar), negação ou privação (ex.: desacordar, desagradável), cessação (ex.: desimpedir, desacelerar) ou separação (ex.: descascar, desfolhar), é também utilizado na língua portuguesa como partícula de reforço. Assim, poderá encontrar em dicionários de português palavras como desabalar, destrocar ou desinquieto, registadas devido à sua frequência, apesar de serem geralmente aceitáveis apenas em contextos mais informais e na oralidade. O falante deverá sempre adequar a utilização destas palavras ao nível de língua apropriado.

Existem outros prefixos na língua com esta função de reforço. São os chamados prefixos protéticos, porque não acrescentam valores semânticos às palavras às quais se apõem (ex.: amostrar, assoprar).

pub

Palavra do dia

nes·so·ra |è|nes·so·ra |è|


(nessa + hora)
advérbio

1. [Antigo]   [Antigo]  Nessa hora.

2. [Antigo]   [Antigo]  Nesse ou naquele tempo ou ocasião. = ENTÃO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/baliza [consultado em 26-03-2023]