Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
totótotó | s. m. | adj. 2 g. s. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

to·tó |ó| to·tó |ó|
(origem controversa)
substantivo masculino

1. [Informal]   [Informal]  Cãozinho.

2. Punhado de cabelo amarrado na cabeça.Ver imagem = CARRAPITO

3. [Portugal: Trás-os-Montes]   [Portugal: Trás-os-Montes]  Conjunto das partes pudendas das mulheres.

4. [Portugal: Beira]   [Portugal: Beira]  Pénis de criança.

5. [Brasil]   [Brasil]  Jogo que consiste numa mesa rectangular onde estão representados futebolistas fixos em barras móveis que os jogadores devem movimentar de maneira a inserir uma pequena bola na baliza do adversário (ex.: mesa de totó). [Equivalente no português de Portugal: matraquilhos.]Ver imagem

adjectivo de dois géneros e substantivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros e substantivo de dois géneros

6. [Portugal, Informal, Depreciativo]   [Portugal, Informal, Depreciativo]  Que ou quem se considera ter falta de habilidade, inteligência ou desembaraço (ex.: ela é tão totó que nem percebeu o que aconteceu; cambada de totós!). = ATADO, NABO, PALERMA, PAPALVO, PARVO, PATETA, TANSO

pub

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Na frase por defeito é esta a directoria, gostava de saber se o termo por defeito pode ou não ser utilizado. Fui corrigido por alguém que diz que o termo correcto é por omissão.
Para além do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências/Verbo é o único dicionário consultado que regista a locução adverbial por defeito, mas mesmo este dicionário, que habitualmente averba mais locuções do que os outros dicionários de língua, regista apenas uma acepção de por defeito que se opõe a por excesso (ex.: estimou a despesa por defeito), não contemplando a acepção que corresponde ao uso indicado na frase que menciona (por defeito é esta a directoria).
Este último uso é muito frequente para indicar determinada característica ou acção que está de acordo com uma configuração predefinida, por ausência de acção ou de intervenção de um utilizador ou agente.

Apesar de não haver registo na maioria dos dicionários consultados e de haver quem afirme que se trata de um decalque do inglês in default ou by default, não parece haver motivo sólido para condenar esta utilização da locução por defeito, mesmo porque é usada uma locução equivalente noutras línguas românicas como o francês (par défaut), o espanhol (por defecto) ou o catalão (per defecte).

A locução por omissão pode ser uma alternativa, mas, da mesma forma que um dos argumentos para não utilizar por defeito é não ter a palavra defeito uma acepção que indique uma ‘opção seleccionada automaticamente salvo se for indicada outra’, como acontece no inglês, também a palavra omissão não a tem, podendo apenas o seu sentido ser depreendido da acepção que indica ‘o acto de omitir algo’ ou ‘aquilo que é omitido’.

Uma alternativa clara a estas duas locuções poderia ser por predefinição, locução usada em algumas aplicações informáticas.




Como se abrevia a palavra atenciosamente? Perguntei para vários professores de língua portuguesa e recebi diversas respostas, tais como: "at.", "att.", "atte." ou "at.te". Até teve uma professora que me disse que a palavra atenciosamente não aceita abreviatura, que seria incorreto qualquer tipo de abreviatura para a palavra atenciosamente. Afinal, qual é a forma correta de abreviar a palavra?
O advérbio atenciosamente é usado como fórmula respeitosa de conclusão em cartas ou documentos similares, normalmente seguido de vírgula antes da assinatura. Abrevia-se usualmente em At.te, apesar de ser frequente a utilização da abreviatura At.te, sobretudo quando não é possível colocar a última parte da abreviatura superior à linha. Esta abreviatura é comum à do advérbio atentamente, usado no mesmo contexto e com o mesmo significado.

A ortografia das abreviaturas não está regulamentada por nenhum dos textos legais que orientam a ortografia, pelo que resulta normalmente de convenções e do uso generalizado. Por este motivo, são possíveis e comuns outras abreviaturas para a mesma palavra, como é o caso de Att. ou At., sem que com isso o utilizador da língua cometa alguma incorrecção. O único inconveniente resultante do uso de abreviaturas, sobretudo quando são pouco usuais, pode ser a incompreensão por parte do receptor da mensagem.

pub

Palavra do dia

he·ca·tos·ti·lo he·ca·tos·ti·lo
(grego hekatón, cem + grego stûlos, -ou, pilar, coluna)
substantivo masculino

[Arquitectura]   [Arquitetura]   [Arquitetura]  Edifício ou pórtico de cem colunas.

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/tot%C3%B3 [consultado em 18-02-2020]