PT
BR
Pesquisar
Definições



jejum

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
jejumjejum
( je·jum

je·jum

)


nome masculino

1. Privação de comida durante um período, geralmente desde o dia anterior (ex.: para fazer as análises, deverá estar em jejum).DEJEJUM, DESJEJUM

2. [Religião] [Religião] Privação de comida ou de certos alimentos durante determinado período como penitência ou preparação para algo. = ABSTINÊNCIA

3. [Religião católica] [Religião católica] Redução de todas as refeições diárias a uma só e a duas ligeiras colações.

4. [Figurado] [Figurado] Privação ou abstenção de alguma coisa (ex.: jejum de noticiários).

5. [Informal] [Informal] Ignorância de determinado assunto.

etimologiaOrigem etimológica:latim jejunus, -a, -um, que está em jejum, que está sem comer, magro.

Auxiliares de tradução

Traduzir "jejum" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).



Há uma espécie de competição na qual são realizadas três provas de três diferente esportes e que recebe o nome de triátlon. Qual seria a definição para uma competição com dois esportes distintos: diátlon ou biátlon?
Como pode constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, uma competição que reúne duas provas distintas pode ser referida como diatlo, diátlon, biatlo ou biátlon. Estas duas últimas formas são consideradas hibridismos, uma vez que o elemento de formação bi- é de origem latina (bis, que significa “duas vezes”) e -atlo/-átlon é de origem grega (áthlon, que significa “prova desportiva”). Os hibridismos são geralmente desaconselhados pelos gramáticos, daí que as formas diatlo e diátlon sejam consideradas preferenciais, uma vez que o elemento compositivo di- é, tal como -atlo/-átlon, de origem grega.