PT
BR
Pesquisar
Definições



Tensão

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
tensãotensão
( ten·são

ten·são

)


nome feminino

1. Estado do que está ou é tenso.

2. [Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade] Diferença de potencial, medida em volts, entre as extremidades de um condutor. = TENSÃO ELÉCTRICA

3. [Fisiologia] [Fisiologia] Estado de rigidez que se manifesta em certas partes do corpo.

4. [Física] [Física] Força de expansão dos fluidos elásticos.


alta tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 45 quilovolts e igual ou inferior a 110 quilovolts. (Confrontar: tensão alta.)

baixa tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é igual ou inferior a 1 quilovolt. (Confrontar: tensão baixa.)

média tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 1 quilovolt e igual ou inferior a 45 quilovolts.

muito alta tensão

[Electricidade] [Eletricidade] [Eletricidade]  Tensão entre fases cujo valor é superior a 110 quilovolts.

tensão alta

[Fisiologia] [Fisiologia]  Tensão das artérias superior à normal. (Confrontar: alta tensão.) = HIPERTENSÃO

tensão arterial

[Fisiologia] [Fisiologia]  Força que o sangue exerce na parede das artérias. = PRESSÃO ARTERIAL

tensão baixa

[Fisiologia] [Fisiologia]  Pressão sanguínea abaixo da normal. (Confrontar: baixa tensão.) = HIPOTENSÃO

tensão de uma trajectória

Relação entre a curva descrita pela trajectória e a flecha da mesma curva.

tensão do espírito

Grande aplicação do espírito a uma matéria ou assunto.

tensão eléctrica

Diferença de potencial, medida em volts, entre as extremidades de um condutor. = TENSÃO

tensão pré-menstrual

Conjunto de sintomas variáveis, de ordem física (cansaço, cãibras abdominais, inchaço e dor nas mamas, enxaqueca) e de ordem psicológica (ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade), que podem surgir nos dias que precedem o início da menstruação; síndrome pré-menstrual [sigla: TPM].

etimologiaOrigem etimológica:latim tensio, -onis.
Confrontar: tenção.
Ver também resposta à dúvida: voltagem como sinónimo de tensão eléctrica.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Tensão" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Numa pesquisa no Google, encontrei várias vezes a expressão "há espera", por exemplo: "torneios há espera de concorrentes". É correcto dizer "há espera"? Não será "à espera"?
No contexto que refere, deverá ser utilizada a locução prepositiva à espera de, que significa “aguardando por” (torneios à espera de concorrentes) e que poderá encontrar registada, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa, que também regista a locução adverbial à espera (Ex.: os doentes já estão à espera há muito tempo). Esta locução tem estrutura semelhante a muitas outras locuções prepositivas em português (contracção da preposição a com o artigo definido a seguida de substantivo feminino e da preposição de), como, por exemplo, à beira de, à conta de, à disposição de, à frente de. A expressão há espera poderá apenas ser usada em contextos onde se pretenda dizer que "existe uma espera" (ex.: nos acessos à ponte há espera prolongada).



Em palavras como emagrecer e engordar as terminações -er e -ar são sufixos ou desinências verbais de infinitivo? Se são o último caso, essas palavras não podem ser consideradas derivações parassintéticas...ou podem?
As terminações verbais -er e -ar são compostas pela junção de -e- (vogal temática da 2.ª conjugação) ou -a- (vogal temática da 1.ª conjugação), respectivamente, à desinência de infinitivo -r. Destas duas terminações, apenas -ar corresponde a um sufixo, pois no português actual usa-se -ar para formar novos verbos a partir de outras palavras, normalmente de adjectivos ou de substantivos, mas não se usa -er. Apesar de os sufixos de verbalização serem sobretudo da primeira conjugação (ex.: -ear em sortear, -ejar em relampaguejar, -izar em modernizar, -icar em adocicar, -entar em aviventar), há alguns sufixos verbais da segunda conjugação, como -ecer. Este sufixo não entra na formação do verbo emagrecer, mas entra na etimologia de outros verbos formados por sufixação (ex.: escurecer, favorecer, fortalecer, obscurecer, robustecer, vermelhecer) ou por prefixação e sufixação simultâneas (ex.: abastecer, abolorecer, amadurecer, empobrecer, engrandecer, esclarecer).

Dos verbos que menciona, apenas engordar pode ser claramente considerado derivação parassintética, uma vez que resulta de prefixação e sufixação simultâneas: en- + gord(o) + -ar. O verbo emagrecer deriva do latim emacrescere e não da aposição de prefixo e sufixo ao adjectivo magro.