Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
síndromesíndrome | s. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

sín·dro·me sín·dro·me
(grego sundromê, -ês, reunião)
substantivo feminino

1. [Medicina]   [Medicina]  Conjunto de sintomas que caracterizam uma doença.

2. Conjunto dos sinais e sintomas que caracterizam determinada condição ou situação.


síndrome constitucional
[Medicina]   [Medicina]  Doença caracterizada por astenia, anorexia e emagrecimento ou perda de peso significativos e involuntários.

síndrome da imunodeficiência adquirida
[Medicina]   [Medicina]  Doença grave, provocada pelo retrovírus VIH, caracterizada pela destruição ou pelo desaparecimento das reacções imunitárias do organismo. = SIDA

síndrome de burnout
[Medicina]   [Medicina]  Tipo de esgotamento físico e mental associado à actividade profissional.

síndrome de Down
[Medicina]   [Medicina]  Distúrbio genético, causado por alteração cromossómica, que se caracteriza por atraso mental e anomalias morfológicas. = MONGOLISMO

síndrome de encarceramento
[Medicina]   [Medicina]  Estado em que o paciente está consciente e mantém a capacidade mental, mas não consegue mexer-se, nem falar ou comunicar, excepto por vezes através dos olhos. = PSEUDOCOMA

síndrome de Estocolmo
[Psicologia, Psiquiatria]   [Psicologia, Psiquiatria]  Sentimento de simpatia do sequestrado em relação ao sequestrador.

síndrome de Tourette
[Medicina]   [Medicina]  Desordem neurológica que se caracteriza por tiques e repetições automáticos, espasmos e coprolalia.

síndrome pré-menstrual
[Medicina]   [Medicina]  Conjunto de sintomas variáveis, de ordem física (cansaço, cãibras abdominais, inchaço e dor nas mamas, enxaqueca) e de ordem psicológica (ansiedade, dificuldade de concentração, irritabilidade), que podem surgir nos dias que precedem o início da menstruação; tensão pré-menstrual.


SinónimoSinônimo Geral: SÍNDROMA, SÍNDROMO


Ver também dúvida linguística: género de síndrome.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "síndrome" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se o verbo vir na frase eu não quero que eles "vão" à festa, está correto e se não qual é a forma correta.
Na frase Eu não quero que eles vão à festa está presente o verbo ir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de cá para lá, ou de um local próximo para um local mais afastado.
Se quiser utilizar o verbo vir, indicando que alguém faz uma acção de se deslocar de lá para cá, ou de um local afastado para um local mais próximo de quem fala, deverá utilizar a forma venham.
Em ambos os casos, a frase estará correcta, pois trata-se de formas verbais no presente do conjuntivo (ou presente do subjuntivo, no português do Brasil), por fazer parte de uma oração subordinada completiva ou integrante, que é complemento directo do verbo querer. As duas frases apenas diferem no sentido dado por ser o verbo ir ou o verbo vir.




Se para 2 meses eu escrevo bimestral, para 3 meses trimestral, para 4 meses quadrimestral, como escrevo para 5 meses?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa que consultámos, o adjectivo que se refere a algo que tem a periodicidade de cinco meses poderá ser quinquimestral (antes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, qüinqüimestral na ortografia do português do Brasil), uma vez que quinqui- (do latim quinque, que significa cinco) é um elemento de formação produtivo de novas palavras.
pub

Palavra do dia

são·-vi·cen·ti·no são·-vi·cen·ti·no
(São Vicente, topónimo + -ino)
adjectivo e substantivo masculino
adjetivo e substantivo masculino

1. Relativo à ilha de São Vicente, em Cabo Verde, ou o seu natural ou habitante.

2. Relativo à vila ou ao concelho de São Vicente, na ilha da Madeira, ou o seu natural ou habitante.

3. Relativo ou pertencente a qualquer localidade chamada São Vicente ou o seu natural ou habitante ou o seu natural ou habitante.

Feminino: são-vicentina. Plural: são-vicentinos.Feminino: são-vicentina. Plural: são-vicentinos.
pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/s%C3%ADndrome [consultado em 22-01-2019]