PT
BR
Pesquisar
Definições



sigla

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
siglasigla
( si·gla

si·gla

)


nome feminino

1. [Paleografia] [Paleografia] Letra inicial usada como abreviatura em manuscritos, medalhas e monumentos antigos.

2. Conjunto de várias letras iniciais, geralmente entrelaçadas. = MONOGRAMA

3. [Linguística] [Lingüística] [Linguística] Vocábulo formado com as letras ou sílabas iniciais de uma sequência de palavras e que geralmente se pronuncia soletrando o nome de cada letra (ex.: UE [por União Europeia] e E.U.A. [por Estados Unidos da América] são exemplos de siglas).

4. [Antigo] [Antigo] Traços empregados pelos pedreiros, como sinais da sua corporação.

etimologiaOrigem etimológica:latim tardio sigla, -orum, siglas, abreviações.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:siglário.
siglasigla

Anagramas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber como se denomina um período de cinco meses de cada ano.
Nos dicionários e vocabulários por nós consultados não encontrámos atestada nenhuma palavra que corresponda ao significado pretendido. No entanto, há um conjunto de palavras, derivadas directamente do latim, que designam períodos de x meses (cf. bimestre, trimestre, quadrimestre, semestre, septimestre, decemestre), pelo que, pela mesma lógica, é possível utilizar para um período de cinco meses a palavra quinquemestre (do latim quinquemestris, -e), que, apesar de não estar dicionarizada, respeita a mesma adaptação ao português das palavras acima referidas (note-se que quinque- é um elemento composicional que forma outras palavras em português, como quinquecelular ou quinquídio).



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).