Significado de Rodar-vo-lo

    A forma Rodar-vo-lopode ser [infinitivo de rodarrodar], [primeira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rodarrodar], [primeira pessoa singular infinitivo flexionado de rodarrodar], [terceira pessoa singular do futuro do conjuntivo de rodarrodar] ou [terceira pessoa singular infinitivo flexionado de rodarrodar].

    Secção de palavras relacionadas

    Secção de palavras relacionadas

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "Rodar-vo-lo" para: Espanhol Francês Inglês

    Esta palavra no dicionário

    ambi- | elem. de comp.

    Exprime a noção de à roda, de ambos os lados....


    difuso | adj.

    Difundido, espalhado....


    encachiado | adj.

    Diz-se do peru e do pavão, quando se entufam e fazem roda com as penas da cauda....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "Rodar-vo-lo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      A minha dúvida é a respeito da etimologia de determinadas palavras cuja raiz é de origem latina, por ex. bondade, sensibilidade, depressão, etc. No Dicionário Priberam elas aparecem com a terminação nominativa mas noutros dicionários parece-me que estão na terminação ablativa e não nominativa. Gostaria que me esclarecessem.


      Venho por este meio pedir-lhe que me esclareça se faz favor, a dúvida seguinte. Qual a frase correcta e porquê (penso que seja a segunda mas ouço muita gente utilizar a primeira): a) Eles hadem ver o que sou capaz de fazer. ou b) Eles hão-de-ver o que sou capaz de fazer.