PT
BR
Pesquisar
Definições



Costume

A forma Costumepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de costumarcostumar], [terceira pessoa singular do imperativo de costumarcostumar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de costumarcostumar], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
costumecostume
( cos·tu·me

cos·tu·me

)


nome masculino

1. Prática habitual, modo de proceder. = HÁBITO

2. [Direito] [Direito] Perguntas que devem fazer-se a todas as testemunhas sobre o parentesco, amizade ou ódio que possam ter a alguma das partes.

3. Traje; moda.

costumes


nome masculino plural

4. Procedimento, modo de viver.

5. Usanças, práticas.

etimologiaOrigem etimológica:latim *con[s]uetumen, -inis, alteração de consuetudo, -inis.
costumarcostumar
( cos·tu·mar

cos·tu·mar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Ter por costume.

2. Habituar; acostumar.


verbo intransitivo

3. Estar acostumado.

etimologiaOrigem etimológica:costume + -ar.
CostumeCostume

Auxiliares de tradução

Traduzir "Costume" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



O substantivo cota actualmente utilizado pela juventude com o sentido de "pessoa mais velha" tem a sua origem na língua latina. Certo?
Como poderá verificar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, a palavra cota, no sentido de "pessoa mais velha", deriva do quimbundo, língua falada em Angola.



Quando um pessoa está sem dentes dizemos que está banguela. Se fosse masculino como devemos dizer? Ele é banguelo ou ele está banguela?
A palavra banguela, tal como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, pode ser utilizada como adjectivo de dois géneros ou como substantivo de dois géneros, o que significa que apenas varia em número (ex.: ele é banguela, ela é banguela, eles são banguelas, elas são banguelas). Existe ainda o sinónimo banguelo, registado, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, variável quer em género quer em número (ex.: ele é banguelo, ela é banguela, eles são banguelos, elas são banguelas).