PT
BR
Pesquisar
Definições



parentesco

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parentescoparentesco
|ê| |ê|
( pa·ren·tes·co

pa·ren·tes·co

)


nome masculino

1. Condição ou vínculo dos que pertencem à mesma família, por descendência de sangue, por casamento ou por adopção (ex.: grau de parentesco; parentesco consanguíneo; parentesco por afinidade).

2. Qualidade de parente.

3. [Figurado] [Figurado] Relação próxima.

4. Conjunto de traços ou características comuns (ex.: parentesco ideológico). = AFINIDADE, ANALOGIA, SEMELHANÇA


parentesco em linha recta

[Direito] [Direito]  Qualidade ou vínculo em que um dos parentes descende verticalmente do outro (ex.: parentesco em linha recta ascendente; parentesco em linha recta descendente).

parentesco espiritual

[Religião católica] [Religião católica]  O que, segundo o catolicismo, existe entre compadres ou entre afilhados e padrinhos.

parentesco colateral

Qualidade ou vínculo em que nenhum dos parentes descende do outro, mas têm um progenitor comum (ex.: os irmãos são familiares do parentesco colateral).

etimologiaOrigem etimológica:parente + -esco.

Auxiliares de tradução

Traduzir "parentesco" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Peço desculpa pelo incómodo, mas já pesquisei em centenas de sítios e não descobri o que pretendo. Vocês sabem qual a palavra para quinhentos equivalente a centésimo para cem?
O numeral correspondente a uma posição 500 (numeral ordinal) ou a uma das 500 partes de um todo (numeral fraccionário) é quingentésimo, como poderá verificar seguindo a hiperligação para o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa.



A palavra seje existe? Tenho um colega que diz que esta palavra pode ser usada na nossa língua.
Eu disse para ele que esta palavra não existe. Estou certo ou errado?
A palavra seje não existe. Ela é erradamente utilizada em vez de seja, a forma correcta do conjuntivo (subjuntivo, no Brasil) do verbo ser. Frases como “Seje bem-vindo!”, “Seje feita a sua vontade.” ou “Por favor, seje sincero.” são cada vez mais frequentes, apesar de erradas (o correcto é: “Seja bem-vindo!”, “Seja feita a sua vontade.” e “Por favor, seja sincero.”). A ocorrência regular de seje pode dever-se a influências de falares mais regionais ou populares, ou até mesmo a alguma desatenção por parte do falante, mas não deixa de ser um erro.