Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

parentesco

parentescoparentesco | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·ren·tes·co |ê|pa·ren·tes·co |ê|


(parente + -esco)
nome masculino

1. Condição ou vínculo dos que pertencem à mesma família, por descendência de sangue, por casamento ou por adopção (ex.: grau de parentesco; parentesco consanguíneo; parentesco por afinidade).

2. Qualidade de parente.

3. [Figurado]   [Figurado]  Relação próxima.

4. Conjunto de traços ou características comuns (ex.: parentesco ideológico). = AFINIDADE, ANALOGIA, SEMELHANÇA


parentesco em linha recta
[Direito]   [Direito]  Qualidade ou vínculo em que um dos parentes descende verticalmente do outro (ex.: parentesco em linha recta ascendente; parentesco em linha recta descendente).

parentesco espiritual
[Religião católica]   [Religião católica]  O que, segundo o catolicismo, existe entre compadres ou entre afilhados e padrinhos.

parentesco colateral
Qualidade ou vínculo em que nenhum dos parentes descende do outro, mas têm um progenitor comum (ex.: os irmãos são familiares do parentesco colateral).

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "parentesco" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

Damo-nos bem, temos um vago parentesco de trisavós comuns, de longe a longe juntamo-nos a almoçar, e ele então preocupa-me..

Em TEMPO CONTADO

Forneceremos informações adicionais pendentes de notificação de parentesco próximo

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Uma dessas pessoas, aliás, possui parentesco com o cantor..

Em www.ironmaiden666.com.br

...Junho de 201 Em primeiro lugar devo informar os leitores de que não tenho parentesco , nem conheço pessoalmente ou, sequer, tive algum relacionamento com a chanceler alemã, senhora...

Em A Quinta Lusitana

parentesco entre várias espécies de crocodilos fósseis da era Mesozoica do período de tempo geológico...

Em Caderno B
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra secalhar existe, como sinónimo de provavelmente. Há quem use em separado (Como está a chover, se calhar hoje não há ensaio), mas a versão Como está a chover, secalhar hoje não há ensaio é correcta?
A locução se calhar pode, de facto, ser sinónimo de provavelmente, mas sempre como duas palavras separadas, pois trata-se da conjunção condicional se e do verbo calhar. Se estiver numa só palavra, trata-se de um erro ortográfico.



Gostaria de saber se a utilização do verbo "comer" como substantivo, em vez do mais comum "comida" pode ser considerada correcta, por exemplo nas seguintes expressões: "o comer está óptimo" ou "vou preparar o comer"
Não há nenhuma incorrecção nas frases o comer está óptimo ou vou preparar o comer, mas o substantivo comer é por vezes considerado como sendo próprio de um registo de língua informal.

Este tipo de derivação por mudança de categoria gramatical sem alteração da forma (neste caso obtém-se um substantivo a partir de um verbo) denomina-se conversão ou derivação imprópria (por não ter a junção de afixos) e é muito usual na língua (ex.: o saber não ocupa lugar, achava interessante o falar do ancião).

pub

Palavra do dia

ru·be·ta |ê|ru·be·ta |ê|


(latim rubeta, -ae)
nome feminino

[Zoologia]   [Zoologia]  Anfíbio anuro, geralmente de corpo verde e ventre branco, que pode ser encontrado na Europa e em África. = RÃ-DAS-MOITAS, RELA, RAINETA, REINETA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/parentesco [consultado em 28-07-2021]