PT
BR
Pesquisar
Definições



parentesiação

A forma parentesiaçãopode ser [derivação feminino singular de parentesiarparentesiar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parentesiaçãoparentesiação
( pa·ren·te·si·a·ção

pa·ren·te·si·a·ção

)


nome feminino

1. Acto ou efeito de parentesiar ou de pôr entre parênteses.

2. Codificação ou representação de uma hierarquia através de pares de parênteses que incluem outros pares.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PARENTETIZAÇÃO

etimologiaOrigem etimológica:parentesiar + -ção.
parentesiarparentesiar
( pa·ren·te·si·ar

pa·ren·te·si·ar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Pôr entre parênteses (ex.: parentesiar uma expressão). = PARENTESAR, PARENTETIZAR

etimologiaOrigem etimológica:parêntese + -iar.


Dúvidas linguísticas



É incorreto pluralizar a palavra aleluia?
A palavra aleluia pode ser utilizada como substantivo feminino ou como interjeição. Como substantivo admite o plural aleluias (ex.: Ouviam-se as aleluias fora da igreja. A criança apanhou um molho de aleluias.), mas como interjeição é invariável em número (ex.: Já chegámos! Aleluia!).



Qual a função sintáctica de «a médico, confessor e advogado» na frase «a médico, confessor e advogado nunca enganes»: A. complemento indirecto B. complemento directo C. sujeito
A frase que refere é em tudo semelhante à que é apresentada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (Lisboa: Ed. João Sá da Costa, 1998, 14.ª ed., p. 143), como exemplo de uma frase com objecto (ou complemento) directo preposicionado. O constituinte sintáctico a médico, confessor e advogado desempenha aqui a função de complemento directo, ainda que preposicionado, pois, se por regra o complemento directo não é introduzido por preposição, neste caso, e segundo a mesma gramática, “o emprego da preposição não obrigatória transmite à relação um vigor novo, pois o reforço que advém do conteúdo significativo da preposição é sempre um elemento intensificador e clarificador da relação verbo-objecto” (p. 555). Os complementos directos preposicionados contêm normalmente a preposição a e são estruturas algo raras na língua actual; têm como principal função a desambiguação dos constituintes, especialmente quando há inversão da ordem canónica ou elisão do verbo (ex.: ao médico enganou o rapaz e ao confessor a rapariga), ou a ênfase de um constituinte, normalmente em estruturas ligadas a verbos como adorar, amar, bendizer, estimar (ex.: os crentes amam a Deus; estima muito aos teus pais).