PT
BR
Pesquisar
Definições



parêntese

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
parênteseparêntese
( pa·rên·te·se

pa·rên·te·se

)


nome masculino

1. Palavra ou frase interposta no discurso.

2. Frase ou conjunto de frases com que se interrompe quem fala ou com que se interrompe o discurso. = APARTE, COMENTÁRIO

3. [Ortografia] [Ortografia] Cada um dos sinais ortográficos, geralmente ( ), [ ] ou < >, usados para se encerrar uma palavra ou frase interposta no discurso, entre outras funções.


abrir parênteses

Interromper um período ou um discurso para dizer uma coisa diferente do que se dizia; começar algo interposto no discurso.

entre parênteses

Por modo de digressão ou aparte.

fechar o parêntese

Concluir uma digressão ou algo interposto no discurso.

parêntese angular

[Ortografia] [Ortografia]  Cada um dos sinais ortográficos do par < >, com diversas utilizações, nomeadamente em linguagens de programação.

parêntese curvo

[Ortografia] [Ortografia]  Cada um dos sinais ortográficos do par ( ), com diversas utilizações, nomeadamente para delimitar inserções no discurso, exemplos, operações aritméticas, alíneas.

parêntese recto

[Ortografia] [Ortografia]  Cada um dos sinais ortográficos do par [ ], com diversas utilizações, nomeadamente para delimitar transcrições fonéticas, para indicar que se incluiu ou suprimiu texto, etc., e ainda com as mesmas utilizações dos parênteses curvos, intercalando um segmento que já contém parênteses curvos. = COLCHETE

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: PARÊNTESIS

etimologiaOrigem etimológica:grego parénthesis, -eós.
Ver também resposta à dúvida: uso de parênteses rectos.

Auxiliares de tradução

Traduzir "parêntese" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correcta de dizer em português: biossensor ou biosensor?
A grafia correcta, apesar de não se encontrar registada em nenhum dos dicionários por nós consultados, deverá ser biossensor, por analogia com outras palavras formadas a partir do prefixo de origem grega bio-, que exprime a noção de “vida”: biossatélite, biossintético, biossistema, etc. Este comportamento é também análogo ao de alguns prefixos terminados em o, como sejam retro-, socio- e tecno-, que obrigam à duplicação do r e do s quando o elemento ao qual se apõem se inicia por uma dessas consoantes.



Gostaria de saber qual a forma mais correcta dentro das que se seguem: "tu pareces gostar desta cidade" ou "parece que tu gostas desta cidade".
Ambas as frases que refere, “Tu pareces gostar desta cidade” e “Parece que tu gostas desta cidade”, estão correctas do ponto de vista gramatical. Estilisticamente, porém, poderá haver uma ligeira diferença: dir-se-ia que a primeira se coaduna com um registo de língua um pouco mais cuidado, sendo possivelmente mais usada num contexto formal.