PT
BR
    Definições



    colchete

    A forma colchetepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de colchetarcolchetar], [terceira pessoa singular do imperativo de colchetarcolchetar], [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de colchetarcolchetar] ou [nome masculino].

    Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
    colchetecolchete
    |ê| |ê|
    ( col·che·te

    col·che·te

    )
    Imagem

    Par de peças de metal que serve para abotoar, composta de gancho (macho) e de olhal (fêmea).


    nome masculino

    1. Par de peças de metal que serve para abotoar, composta de gancho (macho) e de olhal (fêmea).Imagem

    2. Gancho duplo em que nos talhos se pendura a carne.

    3. [Ortografia] [Ortografia] Cada um dos sinais gráficos do par [ ], com diversas utilizações, nomeadamente para delimitar transcrições fonéticas, para indicar que se incluiu ou suprimiu texto, etc., e ainda com as mesmas utilizações dos parênteses curvos, intercalando um segmento que já contém parênteses curvos. = PARÊNTESE RECTO

    4. [Ortografia] [Ortografia] Cada um dos sinais gráficos do par { } que abrange vários artigos da mesma espécie. = CHAVE, CHAVETA

    etimologiaOrigem: francês crochet, gancho.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de colcheteSignificado de colchete
    colchetarcolchetar
    ( col·che·tar

    col·che·tar

    )
    Conjugação:regular.
    Particípio:regular.


    verbo transitivo

    Enganchar o colchete na colcheta.

    Secção de palavras relacionadas

    Significado de colchetarSignificado de colchetar

    Auxiliares de tradução

    Traduzir "colchete" para: Espanhol Francês Inglês


    Dúvidas linguísticas


    No Brasil, os meses são escritos em minúscula. Gostaria de saber se isso vale também para Portugal a partir do acordo ortográfico.


    Se me permitem, vou transcrever-vos duas frases que me surgiram e alterei, por senti-las erradas. Agradeço antecipadamente a vossa ajuda. Frase 1: A estabilidade e a sincronização facultam-nos o grau de previsibilidade que precisamos para funcionarmos como indivíduos em grupos sociais e especialmente na economia. Para além de ter corrigido o que precisamos - parece-me que deve ser de que precisamos, lá vem a grande questão. Transformei o funcionarmos em funcionar. De que precisamos para funcionar. Puro instinto, e espero que acertado. Há uma regra geral? Frase 2: E das velhinhas enregeladas, nas escadarias dos edifícios públicos, a tentar vender uma esferográfica ou uma pega de cozinha – os seus únicos pertences. Aqui foi o contrário. Achei que o correcto seria a tentarem vender.