Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

parentético

parentéticoparentético | adj.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pa·ren·té·ti·co pa·ren·té·ti·co


(parênte[se] + -t- + -ico)
adjectivo
adjetivo

1. Da natureza do parêntese.

2. Intercalado (oração).

pub

Parecidas

Esta palavra no dicionário

Ver mais

Esta palavra em blogues

Ver mais

Percorrendo os temas acima enumerados, numa linguagem que usa o discurso parentético para indicar a cada definição os autores que melhor expressaram

Em ∞ INFINITO’S ∞

...menos humana que cinemática assombrando o instante, fiz dessa epifania uma crónica de tempo parentético , que vi publicada algures, (já) não importa – mas sim, importa & conta,...

Em daniel abrunheiro

vhm (ou o novo "vazio parentético " ) "Lembro-me de pensar nos objectos e em como são pacientemente genuínos diante...

Em Provas de Contacto

...conceber um excurso sem reconhecer o curso de que é excurso (num discurso sempre parentético , não haveria necessidade de parênteses)..

Em curtosexcursos.blogs.sapo.pt

(139, 40) Veja-se, a este propósito, o discurso parentético sobre a sua obra A Arte da

Em passos-perdidos.blogs.sapo.pt
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Não encontro em dicionários a palavra discursante. Será aceitável como sinónimo de discursista ou discursador?
Apesar de não se encontrar em nenhum dicionário consultado, a palavra discursante está registada pelo menos em duas obras de referência, no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado (Âncora Editora, Lisboa, 2001) e no Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira de Letras, mas apenas como adjectivo (ex.: O convidado discursante enganou-se) e não como substantivo (ex.: O discursante enganou-se). No entanto, a palavra discursante segue as regras de boa formação da língua portuguesa e não há motivo, a não ser a tradição lexicográfica, para não poder ser sinónimo de discursista e de discursador, seja como substantivo seja como adjectivo.



Desejava que me ajudassem na seguinte dúvida: torção ou torsão? A palavra torsão existe? Qual o significado de cada uma?
A forma correcta é torção. Para além das acepções de “torcedura” e de “cólica de certos animais ”, registadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, obras lexicográficas mais recentes, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, 2001) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (edição brasileira da Editora Objetiva, 2001; edição portuguesa do Círculo de Leitores, 2002), registam ainda na entrada torção acepções técnicas de agricultura (“torcedura num ramo para reduzir o afluxo de seiva e a produção de folhas”), física (“deformação de sólido”) e matemática (“tipo de derivada”).
pub

Palavra do dia

ce·ráu·ni·co ce·ráu·ni·co


(grego keraunós, -oû, raio + -ico)
adjectivo
adjetivo

[Meteorologia]   [Meteorologia]  Relativo a raios ou relâmpagos (ex.: actividade ceráunica; índice ceráunico; mapa ceráunico).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/parent%C3%A9tico [consultado em 03-12-2022]