PT
BR
Pesquisar
Definições



féria

Será que queria dizer feria?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fériaféria
( fé·ri·a

fé·ri·a

)


nome feminino

1. Salário diário.

2. Soma dos salários de uma semana ou de uma quinzena.

3. Rol semanal ou quinzenal de salários. (Também se diz folha de férias.)

4. [Pouco usado] [Pouco usado] Dia da semana.

férias


nome feminino plural

5. Tempo durante o qual não funcionam aulas, tribunais ou outros serviços ou actividades.

6. Interrupção relativamente longa de trabalho, destinada ao descanso dos trabalhadores.


férias grandes

Período sem actividade escolar entre o fim de um ano lectivo e o início de outro (ex.: em menino, passava parte das férias grandes com os avós).

etimologiaOrigem etimológica:latim feria, -ae, singular de feriae, -arum, dias de descanso, dias feriados, férias.

Auxiliares de tradução

Traduzir "féria" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Qual a forma correta: "Ela é mais alta do que ele" ou "Ela é mais alta que ele"?
Ambas as frases estão correctas porque tanto a conjunção que quanto a locução conjuncional do que introduzem o segundo termo de uma comparação, conforme pode verificar clicando na hiperligação para o Dicionário Priberam.

Geralmente, do que pode ser substituído por que: este é ainda pior do que o outro = este é ainda pior que o outro, é preferível dizer a verdade do que contar uma mentira = é preferível dizer a verdade que contar uma mentira.

No entanto, quando o segundo termo da comparação inclui um verbo finito, como em o tecido era mais resistente do que parecia, a substituição da locução do que por que não é possível e gera agramaticalidade: *o tecido era mais resistente que parecia.




Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.