PT
BR
Pesquisar
Definições

Sexo

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sexosexo
|cs| |cs|
( se·xo

se·xo

)


nome masculino

1. Diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea (ex.: sexo feminino, sexo masculino).

2. Conjunto dos indivíduos que têm o mesmo sexo (ex.: vestiário para o sexo feminino).

3. Relação ou acto sexual. = COITO, CÓPULA

4. Conjunto dos órgãos sexuais externos.


belo sexo

Designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo feminino.

sexo forte

Designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo masculino.

sexo fraco

Designação tradicionalmente atribuída ao conjunto das pessoas do sexo feminino.

sexo frágil

O mesmo que sexo fraco.

sexo oposto

Designação dada ao sexo masculino, em relação ao sexo feminino, e vice-versa.

sexo oral

Prática sexual que consiste em estimular o órgão sexual com a boca ou com a língua.

etimologiaOrigem etimológica:latim sexus, -us.
Confrontar: xexo.
Ver também resposta à dúvida: sexo forte e sexo fraco.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Sexo" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Qual a pronúncia correta da palavra epifania?
Quanto à acentuação, a palavra epifania termina no hiato (isto é, duas vogais contíguas que não fazem ditongo) ia e não tem nenhum acento gráfico antes, por isso tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (epifania).

Se a dúvida que nos coloca diz respeito à qualidade da vogal e, esta aparece no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências/Verbo (Lisboa, 2001) e no Grande Dicionário Língua Portuguesa da Porto Editora (Porto, 2004) transcrita com o som ê ([e] na transcrição fonética). No dicionário da Porto Editora surge ainda a transcrição da letra e com o som [i].
Os dicionários mencionados são dos poucos que contêm a transcrição fonética das suas entradas e podem ajudar a resolver algumas destas dúvidas, tendo sempre em conta que se trata de dicionários da norma europeia do português.