Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

frágil

frágilfrágil | adj. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

frá·gil frá·gil


adjectivo de dois géneros
adjetivo de dois géneros

1. Quebradiço.

2. Efémero.

3. Fraco.

4. Sujeito a delinquir.

5. Que necessita de cuidados para se conservar.

Superlativo: fragílimo ou fragilíssimo.Superlativo: fragílimo ou fragilíssimo.
pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "frágil" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

ver o frágil antes da quebradura..

Em #poesia

...e poeta português Eu, que sou feio, sólido, leal, A ti, que és bela, frágil , assustada, Quero estimar-te, sempre, recatada Numa existência honesta, de cristal..

Em A Zorra da Boavista

Vivemos apenas a nossa humanidade frágil ..

Em Confession

E tenho tanto medo, neste caminho que percorro, porque percebo o quão frágil é nossa vida e que ela pode ter delineado planos curtos para ambas..

Em A Vida Para Além De Ti

...e Fernando II de Aragão tinham um herdeiro, Juan , que era um jovem frágil , que não deveria chegar à idade adulta..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Existe algum substantivo que designe o ato de lecionar ou ministrar?
O acto de leccionar ou ministrar pode ser designado pelos substantivos deverbais regulares formados pela aposição do sufixo -ção aos respectivos verbos, isto é, leccionação e ministração. Adicionalmente, e consoante os contextos, poderão ser utilizadas outras palavras como magistério ou ensino (ou outros vocábulos da mesma família, como ensinação, ensinamento ou ensinança).



Se se pode dizer que o verbo ser indica uma qualidade ou um estado permanente (ex. Ele é muito doente, O mar é salgado), enquanto o verbo estar indica uma qualidade ou um estado temporário ou pontual (ex. Ele está muito doente, O mar está calmo); qual é o uso de ser e estar em situações geográficas? Devo usar o verbo ser para dizer A escola é atrás da farmácia ou A escola está atrás da farmácia?
Na expressão de localizações geográficas deverão ser usados os verbos ser (ex.: a escola é atrás da farmácia) ou ficar (ex.: a escola fica atrás da farmácia), atendendo à estabilidade ou imobilidade dessa localização. Quando se trata de seres ou coisas móveis, a localização poderá ser feita com o verbo estar (ex.: a carrinha está em frente à porta).

Assim, reiterando o que foi dito nas respostas ser e estar e ser ou estar, o verbo ser implica qualidade ou situação que não depende de determinada(s) circunstância(s), ao contrário de estar, que implica uma eventualidade conhecida do falante.

pub

Palavra do dia

mo·to·ci·clís·ti·co mo·to·ci·clís·ti·co


(motociclista + -ico)
adjectivo
adjetivo

Relativo a motociclista ou a motociclismo (ex.: capacete motociclístico; época motociclística; passeio motociclístico; pilotagem motociclística).

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/fr%C3%A1gil [consultado em 27-07-2021]