Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

descaía

1ª pess. sing. pret. imperf. ind. de descairdescair
3ª pess. sing. pret. imperf. ind. de descairdescair
Será que queria dizer descaia?
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·ca·ir |a-í|des·ca·ir |a-í|

- ConjugarConjugar

(des- + cair)
verbo intransitivo

1. Inclinar-se um pouco para fora da linha natural.

2. Desviar-se do rumo.

3. Declinar.

4. Ir em decadência.

5. Abaixar, perder (da sua riqueza, saúde, força, etc.).

6. Abrandar, calmar.

7. Não ter êxito.

verbo transitivo

8. Deixar cair, inclinar.

verbo pronominal

9. Dizer (por descuido) o que não deveria ser revelado.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "descaía" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...esquema de três centrais - no qual os laterais se projetavam e Levi Faustino descaía do setor intermédio para o eixo defensivo, os portistas

Em HELDER BARROS

Nessa zona, as bolas aéreas eram disputadas por Banza, que descaía no corredor, e Grimaldo, com vantagem de estatura para o avançado

Em O INDEFECTÍVEL

Quando Konaté procurava marcar Everton, Fabinho descaía para a posição de central..

Em O INDEFECTÍVEL

do lado esquerdo, Everton descaía para dentro para o vaivém de Grimaldo;;

Em O INDEFECTÍVEL

, e se se referia às amizades então travadas descaía numa linguagem melada e romântica, cheia de "gajos porreiros", "belas farras", "noites de pândega..

Em TEMPO CONTADO
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Procurei o substantivo airela (que, acredito, refere-se a uma fruta vermelha, muito comum aqui na Suécia - em sueco chama-se "lingon"). Vi em alguns lugares como "airela vermelha", mas a palavra "airela" não consta em seu dicionário. Será que existe e será que pertence mesmo à língua portuguesa?
A palavra airela surge registada em alguns dicionários e vocabulários de língua portuguesa, nomeadamente no Grande Vocabulário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, e designa um tipo de baga vermelha do género Vaccinium. É muito grande a variedade de espécies de bagas que pertencem a este género e as designações vulgares para elas são variadas, como, por exemplo, arando ou arando vermelho.



Quando se quer formar o diminutivo (usando a desinência "-inho") de um substantivo, levamos em consideração também a desinência dessa palavra? Por exemplo, o diminutivo de "problema" será "probleminho" ou "probleminha", de "poeta" "poetinho" ou "poetinha", etc.?
As formas diminutivas correctas com o sufixo -inho são probleminha ou poetinha.

O sufixo diminutivo -inho associa-se ao radical da palavra, mantendo sempre a vogal da forma de base no caso de palavras de tema em -a ou -o (ex.: um carro - um carrinho; uma ajuda - uma ajudinha; um pijama - um pijaminha; uma foto - uma fotinho) e, no caso de palavras de tema em -e ou de tema nulo, substituindo a vogal da forma de base por -a e por -o, consoante os valores de feminino e masculino, respectivamente, da palavra de base (ex.: um bigode - um bigodinho; uma vontade - uma vontadinha; um cordel - um cordelinho; uma flor - uma florinha).

Apesar de à primeira vista parecer semelhante, o sufixo -zinho tem um comportamento diferente na formação de diminutivos, pois associa-se a palavras (e não a radicais), mantendo a vogal temática de acordo com o género da palavra de base (ex.: um livro - um livrozinho; uma ajuda - uma ajudazinha; um pijama - um pijamazinho; uma foto - uma fotozinha; um bigode - um bigodezinho; uma vontade - uma vontadezinha; um cordel - um cordelzinho; uma flor - uma florzinha).

O que foi dito acima para os sufixos -inho e -zinho é válido também para os sufixos -ito e -zito.


pub

Palavra do dia

mar·ci·á·ti·co mar·ci·á·ti·co


(latim martiaticus, -a, -um, marcial, militar)
adjectivo
adjetivo

Relativo ao planeta Marte. = MARCIANO

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/desca%C3%ADa [consultado em 28-11-2022]