PT
BR
Pesquisar
Definições



Sítio

Será que queria dizer sitio?

A forma Sítioé[nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
sítio1sítio1
( sí·ti·o

sí·ti·o

)


nome masculino

1. Espaço que um objecto ou pessoa ocupa ou deve ocupar (ex.: vou pôr o livro outra vez no sítio). = LUGAR

2. Parte de uma região ou zona. = LOCAL, LUGAR

3. Localidade, povoação.

4. Chão, terreno ou local em que se podem fazer determinadas pesquisas, recolhas ou observações (ex.: sítio arqueológico, sítio geológico, sítio paleontológico).

5. [Informática] [Informática] Página ou conjunto de páginas da Internet com informação diversa, acessível através de computador ou de outro meio electrónico.

6. [Brasil] [Brasil] Propriedade ou habitação rural. = CHÁCARA, QUINTA

etimologiaOrigem etimológica: talvez do latim situs, -us, posição.
Ver também resposta à dúvida: site / sítio.
sítio2sítio2
( sí·ti·o

sí·ti·o

)


nome masculino

1. Acto ou efeito de sitiar. = CERCO

2. [Figurado] [Figurado] Insistência ou perseguição.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ASSÉDIO

etimologiaOrigem etimológica: derivação regressiva de sitiar.
SítioSítio

Auxiliares de tradução

Traduzir "Sítio" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).




Tenho uma dúvida sobre a existência ou não da palavra desposicionado, ou seja, utilizo a expressão para dizer o contrário de posicionado. Por exemplo: Um jogador está bem posicionado no campo, ou está desposicionado (quando não está bem posicionado).
O verbo desposicionar (assim como o adjectivo participial desposicionado) não se encontra registado em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, mas as pesquisas em corpora e na Internet evidenciam que se trata de palavra bastante usada actualmente em contextos desportivos, com o significado "sair da posição previamente definida" ou "deslocar-se da posição regulamentar".

Esta palavra tem uma formação regular através da aposição do prefixo des- (muito produtivo em português) ao verbo posicionar, pelo que, apesar de não se encontrar ainda atestada em obras lexicográficas, o seu uso é inteiramente lícito.