PT
BR
Pesquisar
Definições



Louros

A forma Lourospode ser [masculino plural de lourolouro], [adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino], [nome masculino plural] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
louro1louro1
( lou·ro

lou·ro

)
Imagem

BotânicaBotânica

Árvore (Laurus nobilis) de folha perene, da família das lauráceas.


nome masculino

1. [Botânica] [Botânica] Árvore (Laurus nobilis) de folha perene, da família das lauráceas.Imagem = LOUREIRO

2. Folha ou ramo de loureiro.Imagem

3. Cor variável entre o amarelado, o dourado e o castanho-claro.


adjectivo e nome masculinoadjetivo e nome masculino

4. Que ou quem tem cabelo ou pêlos dessa cor.

louros


nome masculino plural

5. Coroa triunfal.

6. Glória ou triunfo.

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: LOIRO

etimologiaOrigem etimológica:latim laurus, -i, loureiro, coroa de louros, palma, vitória.
Confrontar: loro.
louro2louro2
( lou·ro

lou·ro

)
Imagem

InformalInformal

OrnitologiaOrnitologia

Designação comum a diversas aves trepadoras da família dos psitacídeos, umas que imitam muito bem a voz humana e outras cujo macho adulto é geralmente verde.


nome masculino

[Informal] [Informal] [Ornitologia] [Ornitologia] Designação comum a diversas aves trepadoras da família dos psitacídeos, umas que imitam muito bem a voz humana e outras cujo macho adulto é geralmente verde.Imagem = LOIRO, PAPAGAIO

etimologiaOrigem etimológica:origem duvidosa, talvez do malaio luri ou nuri.
Confrontar: loro.
LourosLouros

Auxiliares de tradução

Traduzir "Louros" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Com o novo acordo ortográfico, como fica o verbo "prover" na terceira pessoa do plural no presente do indicativo? "proveem" (assim como ver -> veem) ou "provêem"?
Segundo o ponto 7.º da base IX do Acordo Ortográfico de 1990, as formas verbais terminadas em -êem deixam de ser acentuadas. É o caso da terceira pessoa do plural do presente do indicativo do verbo ver, que perde o acento circunflexo (vêem -> veem), dos verbos que se conjugam pelo mesmo paradigma (como antever, circunver, desprover, entrever, prever, prover, rever) e também dos verbos crer, ler e seus derivados (crêem -> creem, treslêem -> tresleem). Esta alteração aplica-se também à terceira pessoa do plural do presente do conjuntivo do verbo dar (dêem -> deem) e aos seus derivados (como antedar, desdar, redar, satisdar).

O conjugador online do FLiP pode ser uma ajuda a considerar nestes casos de dúvida. Funciona para português europeu e para português do Brasil, em ambos os casos com e sem o novo Acordo Ortográfico.




É possível (correto) construir locuções com três verbos?
Uma locução é um conjunto de palavras que corresponde ao comportamento de uma palavra de determinada categoria. O número não é um critério linguístico de correcção; desde que esteja correcto do ponto de vista sintáctico e semântico, é possível uma locução com vários verbos. O mais comum são locuções com dois verbos, correspondendo a tempos compostos (ex.: tinha comido), tempos passivos (ex.: foi comido) ou a perifrásticas (ex.: começou a comer), mas é possível haver locuções com mais verbos, especialmente se se tratar de passivas ou de perifrásticas conjugadas com o auxiliar num tempo composto (ex.: tinha sido comido; tinha começado a comer). Em situações excepcionais, é possível encontrar sequências longas de formas verbais (ex.: contamos poder começar a comer às três; tínhamos contado ter podido começar a comer às três).