PT
BR
Pesquisar
Definições



botânica

A forma botânicapode ser [feminino singular de botânicobotânico] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
botânicabotânica
( bo·tâ·ni·ca

bo·tâ·ni·ca

)


nome feminino

1. Parte da biologia que trata dos vegetais.

2. Livro ou tratado de botânica.

botânicobotânico
( bo·tâ·ni·co

bo·tâ·ni·co

)


adjectivoadjetivo

1. De botânica ou a ela relativo.


nome masculino

2. Pessoa especialista em botânica. = BOTANISTA

3. Ingrediente, geralmente uma especiaria, erva, planta ou fruta, que se utiliza para aromatizar bebidas alcoólicas, como gim ou vodca (ex.: caixa com selecção aromática de botânicos).

etimologiaOrigem etimológica:grego botanikós, -ê, -ón, relativo a ervas.

botânicabotânica

Auxiliares de tradução

Traduzir "botânica" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Estava com dúvida quanto à escrita do algarismo 16, e procurando resposta no site, fiquei com mais dúvida ainda: dezesseis ou dezasseis? E porquê?
O algarismo 16 pode escrever-se de duas formas: dezasseis é a forma usada em Portugal e dezesseis a forma usada no Brasil. A forma com e aparenta ser a mais próxima da etimologia: dez + e + seis; a forma com a é uma divergência dessa. Esta dupla grafia, cuja razão exacta se perde na história da língua, verifica-se também com os números 17 (dezassete/dezessete) e 19 (dezanove/dezenove).




Gostaria que me esclarecessem acerca da leitura da palavra austero. Na 2ª sílaba dever-se-á ler como uma vogal aberta ou fechada? Ainda que a palavra em questão não contenha qualquer acento, qual a forma de leitura: áustero ou austéro?
O adjectivo austero é uma palavra grave, isto é, tem o acento de intensidade na penúltima sílaba (austero) e a pronúncia da vogal desta sílaba deverá ser e aberto (idêntico ao e da palavra ). Se esta palavra fosse esdrúxula, isto é, acentuada na antepenúltima sílaba, teria de apresentar acento gráfico (*áustero; o asterisco indica incorrecção ortográfica), como todas as palavras esdrúxulas do português (ex.: antídoto, cálice, cómico, técnico, telúrico).