PT
BR
Pesquisar
Definições



bota-fora

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bota-forabota-fora
|bó...fó| |bó...fó|
( bo·ta·-fo·ra

bo·ta·-fo·ra

)


nome masculino de dois números

1. [Náutica] [Náutica] Lançamento de um navio à água. = BOTA-ABAIXO

2. Despedida que se faz aos que vão viajar.

3. [Informal] [Informal] Gasto exagerado. = DESPERDÍCIO, ESBANJAMENTO

4. Grande actividade ou trabalho intenso. = AFÃ, AZÁFAMA

5. [Informal] [Informal] [Desporto] [Esporte] Disputa de eliminação imediata entre dois adversários que se enfrentam para decidir qual dos dois passa à próxima fase da competição. = ELIMINATÓRIA, MATA-MATA

etimologiaOrigem etimológica:forma do verbo botar + fora.

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



Qual a etimologia da palavra escolha? E da palavra subalternidade?
A palavra escolha deriva do verbo escolher, que, por sua vez, vem de uma forma latina hipotética *excolligere que significaria “recolher; obter”. A palavra subalternidade deriva de subalterno, por aposição de –idade, sufixo muito produtivo que exprime o conceito de “qualidade, característica”. Assim, subalternidade designa a condição, a qualidade de quem é subalterno.



Quando nos referimos ao Município de Pombal ou à vila qual a forma correcta de dizer? "Estou no Pombal" ou "Estou em Pombal". Ambas as formas podem estar correctas?
De acordo com pesquisas em corpora e em motores de pesquisa na Internet, o topónimo Pombal é mais utilizado sem o artigo masculino (ex.: mora em Pombal; é originário de Pombal), apesar de haver algumas ocorrências com o artigo (ex.: vive no Pombal; regressou ontem do Pombal).