Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

pro·fis·são pro·fis·são
(latim professio, -onis, declaração, manifestação, profissão, emprego, estado, ensino)
substantivo feminino

1. Declaração pública.

2. Solenidade na qual alguém se liga por votos a uma ordem religiosa.

3. Ofício; emprego; ocupação; mister.


de profissão
Por estado: Um sábio de profissão; por hábito: Um mentiroso de profissão.

profissão de fé
Declaração pública da sua fé religiosa ou das suas opiniões políticas.

profissão liberal
Profissão intelectual cuja remuneração deve estar isenta de qualquer especulação.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "profissões" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais
Blogues do SAPO

Esta palavra no Twitter

Dúvidas linguísticas


Cronopata é erro? Pela sua etimologia, creio que estaria correctamente no dicionário... Mas não consta... Neologismo? Porque ainda não adoptado oficialmente?
As palavras cronopatia e cronopata, apesar de não se encontrarem registadas em nenhum dos dicionários de língua portuguesa por nós consultados, estão correctamente formadas (com os elementos de formação crono-, derivado do grego khrónos, que significa “tempo”, e -patia e -pata, derivados do grego páthe, que significa “doença” ou “dor”). Na medicina, a cronopatia pode designar o conjunto de patologias que estão relacionadas com desvios, atrasos ou avanços no crescimento; pode também referir-se à incapacidade para gerir o tempo ou para cumprir horários. Cronopata será a pessoa que sofre de alguma destas patologias.



Não aparece neste 'site' definição para a palavra sumativo, nem na secção dedicada às dúvidas linguísticas, podendo concluir-se que a palavra não existe em Português. Por que razão continuará a ser usada tanto em termos de ensino, nomeadamente na expressão "avaliação sumativa" (referindo-se a uma avaliação "de suma", que abrange a avaliação/aprendizagem feita ao longo do ano)?
Nenhum dicionário regista de modo exaustivo o léxico de uma língua e o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (DPLP) não é excepção. Apesar de não estar incluída na nomenclatura do DPLP, a palavra sumativo encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa, nomeadamente no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa e no Grande Dicionário Língua Portuguesa, da Porto Editora, sendo formada a partir do particípio do verbo latino summare 'somar' seguido do sufixo -ivo, bastante produtivo em português. Este adjectivo significa "que é relativo a soma ou suma" (ex.: o valor sumativo das penas) ou "que engloba ou resume dois ou mais elementos (ex.: avaliação sumativa, processo sumativo, teste sumativo).
É ainda de referir que nenhum dos dicionários acima referidos regista a forma somativo, apesar de esta ser a única forma registada pelo Dicionário Houaiss e pelo Dicionário Aurélio, exclusivamente para a acepção relativa a um tipo de avaliação. Segundo o Dicionário Houaiss, a forma somativo deriva de um radical somat-, deduzido a partir do particípio somado do verbo somar, a que se junta o sufixo -ivo; segundo o Dicionário Aurélio, deriva do verbo somar, a que se junta o sufixo -tivo.

pub

Palavra do dia

in·ven·ti·vo in·ven·ti·vo
(inventar + -ivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem o dom da invenção.

2. Que mostra criatividade ou imaginação. = ENGENHOSO

pub

Mais pesquisadas do dia

Siga-nos



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2020, https://dicionario.priberam.org/profiss%C3%B5es [consultado em 07-04-2020]