PT
BR
Pesquisar
Definições



maronitas

A forma maronitasé [masculino e feminino plural de maronitamaronita].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
maronitamaronita
( ma·ro·ni·ta

ma·ro·ni·ta

)


adjectivo de dois géneros e nome de dois génerosadjetivo de dois géneros e nome de dois géneros

1. Que ou quem segue o cristianismo de rito oriental afiliado à Igreja católica romana, presente sobretudo no Líbano e na Síria (ex.: frade maronita; igreja de maronitas).


adjectivo de dois génerosadjetivo de dois géneros

2. Relativo ou pertencente a esse cristianismo (ex.: igreja cristã maronita; rito maronita).

etimologiaOrigem etimológica: latim tardio maronitae, de [São] Maron, antropónimo [monge eremita sírio, século IV-século V].
maronitasmaronitas

Auxiliares de tradução

Traduzir "maronitas" para: Espanhol Francês Inglês

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas



No contexto da criação de modelos, por exemplo, um modelo que descreva o comportamento dos utentes da CP face à oferta, é correcto usar as palavras modelação e modelização (esta última não incluída no vosso dicionário)?
Os dicionários de língua portuguesa registam apenas o termo modelação, como o acto de modelar (“criar a partir de molde ou modelo”), tendo modelagem por sinónimo. Os neologismos modelização e modelizar não se encontram averbados em nenhum dos dicionários consultados, sendo, no entanto, bastante frequentes em pesquisas na Internet. Essas ocorrências em páginas da Internet parecem apontar para uma ténue distinção entre modelar/modelação (“criar a partir de molde ou modelo”) e modelizar/modelização (“criar modelo”).



Gostaria de saber a etimologia e significado da palavra Fontoura, que, ao que sei, para além de nome é igualmente uma localidade nas Astúrias. E ainda a etimologia de Gouveia, igualmente nome próprio e localidade.
De acordo com o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, da autoria de José Pedro Machado (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), o topónimo Fontoura, que dá o nome a localidades nas regiões de Carrazeda de Ansiães, Ílhavo, Lamego, Ponte de Lima, Resende, Valença, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia, Vila Verde e Galiza, terá origem no latim Fonte Aurea, que significa “fonte dourada”.

O topónimo Gouveia, com ocorrência em Portugal e no Brasil, é de origem incerta, mas José Pedro Machado põe a hipótese de estar relacionado com o antropónimo Gaudila.

Os apelidos Fontoura e Gouveia terão origem nos respectivos topónimos.