Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

eremita

eremitaeremita | n. 2 g.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

e·re·mi·ta e·re·mi·ta


(latim eremita, -ae)
nome de dois géneros

1. Pessoa que vive no ermo com intuitos contemplativos ou religiosos.

2. [Figurado]   [Figurado]  Pessoa que vive longe das cidades para fugir ao trato social.


SinónimoSinônimo Geral: EREMITÃO, ERMITA, ERMITÃO

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "eremita" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

São Guilherme Cuffitélli , eremita que, abandonando a

Em Blog da Sagrada Família

...março de 1416 - Tours , 2 de abril de 1507 ) foi um eremita , fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica ..

Em Geopedrados

...1467, o Papa Paulo II enviou a Paola um emissário para saber notícias do eremita ..

Em Blog da Sagrada Família

...1467, o Papa Paulo II enviou a Paola um emissário para saber notícias do eremita ..

Em Blog da Sagrada Família

...março de 1416 - Tours , 2 de abril de 1507 ) foi um eremita , fundador da Ordem dos Mínimos e santo da Igreja Católica ..

Em Geopedrados
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


A minha questão é sobre a palavra transgénico, relativamente à alteração genética de vegetais e plantas. Como se diz correctamente?
A dúvida parece recair sobre a pronúncia do -s- na primeira sílaba da palavra transgénico. Se as sílabas fossem lidas pausadamente, a sua transcrição corresponderia a trans [trãZ] - ['] - ni [ni] - co [ku], o que originaria uma repetição do som [Z] (este símbolo representa o som da letra j em já ou judo, mas é também o som correspondente à letra s quando esta precede uma consoante sonora, como o som [Z]): [trãZ'ZÈniku]. No entanto, como o nosso sistema articulatório tem dificuldade em pronunciar duas consoantes idênticas seguidas, elas são fundidas num só som: [trã'ZÈniku].




Conheço muita gente que diz que a palavra sintético antigamente escrevia-se sintéctico com c. Mas sabendo que a palavra vem do grego synthetikos e que não tem c, gostava que alguém me explicasse esta estranheza da língua ou que me indicasse se, de facto, antigamente se escrevia com c.
A palavra sintético não se escreve com c mudo antes do segundo t, porque deriva da palavra grega sunthétikos. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa regista a forma histórica synthetico, que teria tido o seu primeiro registo escrito em 1789, não fazendo menção a nenhuma forma com o c mudo.

A grafia da forma *sintéctico (o asterisco indica agramaticalidade) poderá derivar da analogia com outras palavras terminadas em -éctico que, sem a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 no português europeu, devem ser escritas com a consoante muda (ex.: anoréctico, apopléctico, caquéctico).

pub

Palavra do dia

qui·cha·ça qui·cha·ça


(alteração de cachaça)
nome feminino

[Brasil, Informal]   [Brasil, Informal]  Acto ou estado de quem repete ou mantém uma afirmação, uma acção ou um comportamento, sem desistir ou aceitar recusa. = CASMURRICE, OBSTINAÇÃO, TEIMA, TEIMOSIA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/eremita [consultado em 20-05-2022]