Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub

pub

comunidade

comunidadecomunidade | n. f.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

co·mu·ni·da·de co·mu·ni·da·de


(latim communitas, -atis)
nome feminino

1. Qualidade daquilo que é comum.

2. Agremiação.

3. Comuna.

4. Sociedade.

5. Identidade.

6. Paridade.

7. Conformidade.

8. Lugar onde vivem indivíduos agremiados.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "comunidade" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Palavras vizinhas

Esta palavra em blogues

Ver mais

9-15 1 Toda a comunidade dos filhos de Israel partiu de Alim e chegou ao deserto de Sin, entre...

Em Blog da Sagrada Família

Hemingway era parte da comunidade de escritores expatriados em Paris , conhecida como "geração perdida", nome inventado e popularizado...

Em Geopedrados

modo a acompanharmos mais proximamente o trabalho alinhado à Agenda 2030 desenvolvido por toda comunidade bibliotecária brasileira..

Em CRB10

...com 45% da população com vacinação completa contra a Covid-19 Máscara social transparente apoia comunidade surda com percentagem das vendas PSI-20 fecha no ‘verde’ em linha com Europa em...

Em A RODA

As pesquisas desenvolvidas propiciaram um importante acervo, beneficiando significativamente a comunidade acadêmica em nível de graduação e pós-graduação..

Em Rede Brasil de Noticias - O Point da Informação
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Gostaria de saber se a palavra secalhar existe, como sinónimo de provavelmente. Há quem use em separado (Como está a chover, se calhar hoje não há ensaio), mas a versão Como está a chover, secalhar hoje não há ensaio é correcta?
A locução se calhar pode, de facto, ser sinónimo de provavelmente, mas sempre como duas palavras separadas, pois trata-se da conjunção condicional se e do verbo calhar. Se estiver numa só palavra, trata-se de um erro ortográfico.



Gostaria de saber se a palavra conscientizar existe. Temos tido algum debate sobre isso porque, apesar de muito usada, não consta aqui no dicionário.
O verbo conscientizar encontra-se registado no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Este verbo é formado através da adjunção do sufixo -izar (que é muito produtivo na formação de verbos) ao adjectivo consciente, para obter o significado "tornar consciente" ou "fazer perceber". Este verbo é sinónimo de consciencializar, que, por sua vez, se forma pela adjunção do mesmo sufixo -izar ao adjectivo consciencial (adjectivo pouco usado, que designa aquilo que é relativo à consciência). Pesquisas em corpora e motores de busca na internet parecem indicar que o verbo conscientizar é mais usado no Brasil e que o verbo consciencializar é mais usado em Portugal.
pub

Palavra do dia

ru·be·ta |ê|ru·be·ta |ê|


(latim rubeta, -ae)
nome feminino

[Zoologia]   [Zoologia]  Anfíbio anuro, geralmente de corpo verde e ventre branco, que pode ser encontrado na Europa e em África. = RÃ-DAS-MOITAS, RELA, RAINETA, REINETA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/comunidade [consultado em 28-07-2021]