PT
BR
Pesquisar
Definições



fortuna

A forma fortunapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fortunarfortunar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fortunarfortunar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
fortunafortuna
( for·tu·na

for·tu·na

)


nome feminino

1. Tendência para circunstâncias maioritariamente positivas ou maioritariamente negativas (ex.: boa fortuna, má fortuna). = SORTE

2. Tendência para acontecimentos positivos ou favoráveis. = DITA, FELICIDADE, SORTE, VENTURAAZAR

3. Combinação de circunstâncias ou de acontecimentos da vida que se acredita serem inevitáveis. = DESTINO, FADO, FATALIDADE, SORTE

4. Estado, condição.

5. Risco, perigo, incerteza.

6. Bens, riqueza, haveres.

7. Quantia avultada de dinheiro (ex.: o carro custou uma fortuna).INSIGNIFICÂNCIA


de fortuna

Que é feito de forma improvisada ou precária, para uma necessidade ou substituir algo (ex.: leme de fortuna).

etimologiaOrigem etimológica: latim fortuna, -ae.
fortunarfortunar
( for·tu·nar

for·tu·nar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

Tornar feliz. = ADITAR, AFORTUNARINFELICITAR

etimologiaOrigem etimológica: latim fortuno, -are.
fortunafortuna

Auxiliares de tradução

Traduzir "fortuna" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Qual é a ortografia correcta para esta antiga república soviética: Bielorússia, Bielorrússia ou Bielorúsia?
Das três hipóteses apresentadas, a forma correcta é Bielorrússia, pois as consoantes duplas -rr- e -ss- são, em contexto intervocálico, a grafia que se adequa à pronúncia Bielo[R]ú[s]ia.

Relativamente a este topónimo, ou ao seu gentílico (bielorrusso, como poderá verificar no Dicionário Priberam), pode eventualmente colocar-se ainda o problema da divergência na grafia entre a norma portuguesa e a norma brasileira do português, uma vez que a tradição lexicográfica registava formas diferentes: Bielorrússia e bielorrusso na norma portuguesa e Bielo-Rússia e bielo-russo na norma brasileira até à publicação do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras, em 2009. Saliente-se que esta foi uma opção da publicação do VOLP e não da aplicação do Acordo Ortográfico e 1990, que é omisso nesta matéria.

Adicionalmente, deve referir-se que nos meios de comunicação brasileiros é maioritário o uso do topónimo Belarus, em vez de Bielorrússia, ainda que seja maioritário o uso do gentílico bielorrusso, em detrimento do gentílico belarusso (registado apenas no Dicionário Houaiss).