PT
BR
Pesquisar
Definições



camuflado

A forma camufladopode ser [masculino singular particípio passado de camuflarcamuflar], [adjectivoadjetivo] ou [nome masculino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
camufladocamuflado
( ca·mu·fla·do

ca·mu·fla·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se camuflou.

2. Que pode ser usado na camuflagem, nomeadamente na camuflagem militar (ex.: tenda camuflada; veículo camuflado).


nome masculino

3. [Militar] [Militar] Fardamento que pode ser usado para camuflagem em operações militares.

4. [Vestuário] [Vestuário] Peça de vestuário, geralmente em tons de verde e castanho, semelhante a esse fardamento militar.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de camuflar.
camuflarcamuflar
( ca·mu·flar

ca·mu·flar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Colocar ou colocar-se sob aparência de outra coisa. = DISFARÇAR, DISSIMULAR, ESCONDER

2. Vestir(-se) ou cobrir(-se) com materiais ou cores que permitem confundir-se com o meio envolvente.

etimologiaOrigem etimológica:francês camoufler.

Auxiliares de tradução

Traduzir "camuflado" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Como devo falar ou escrever: "o Departamento a que pertence o funcionário" ou "o Departamento ao qual pertence o funcionário".
Nenhuma das expressões que refere está incorrecta, uma vez que, em orações subordinadas adjectivas relativas, o pronome relativo que pode, de uma maneira geral, ser substituído pelo seu equivalente o qual, que deverá flexionar em concordância com o género e número do antecedente (ex.: os departamentos aos quais pertence o funcionário). No caso em questão, o pronome relativo tem uma função de objecto indirecto do verbo pertencer, que selecciona complementos iniciados pela preposição a, daí que os pronomes que e o qual estejam antecedidos nestas expressões por essa preposição (a que e ao qual).

É de notar que a utilização da locução pronominal o qual e das suas flexões não deve ser feita quando se trata de uma oração relativa adjectiva restritiva que não é iniciada por preposição, isto é, quando a oração desempenha a função de um adjectivo que restringe o significado do antecedente (ex.: o departamento [que está em análise = analisado] vai ser reestruturado; *o departamento o qual está em análise vai ser reestruturado [o asterisco indica agramaticalidade]).




Existe a palavra ressuspender? Se não, qual seria a palavra mais representativa?
Apesar de não se encontrar registado em nenhum dos dicionários por nós consultados, o verbo ressuspender segue as regras de boa formação do português, pela aposição do prefixo re-, que indica repetição, ao verbo suspender, com duplicação da consoante s, para que se mantenha o som [s] (caso contrário, teria de ser pronunciada [z]). Se não quiser utilizar este verbo, poderá optar por uma expressão que indique a mesma noção de repetição (ex.: suspender novamente).