PT
BR
Pesquisar
Definições



camuflada

A forma camufladapode ser [feminino singular de camufladocamuflado] ou [feminino singular particípio passado de camuflarcamuflar].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
camuflarcamuflar
( ca·mu·flar

ca·mu·flar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo e pronominal

1. Colocar ou colocar-se sob aparência de outra coisa. = DISFARÇAR, DISSIMULAR, ESCONDER

2. Vestir(-se) ou cobrir(-se) com materiais ou cores que permitem confundir-se com o meio envolvente.

etimologiaOrigem etimológica:francês camoufler.
camufladocamuflado
( ca·mu·fla·do

ca·mu·fla·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que se camuflou.

2. Que pode ser usado na camuflagem, nomeadamente na camuflagem militar (ex.: tenda camuflada; veículo camuflado).


nome masculino

3. [Militar] [Militar] Fardamento que pode ser usado para camuflagem em operações militares.

4. [Vestuário] [Vestuário] Peça de vestuário, geralmente em tons de verde e castanho, semelhante a esse fardamento militar.

etimologiaOrigem etimológica:particípio de camuflar.

Auxiliares de tradução

Traduzir "camuflada" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Gostaria que me informassem se a palavra sedeado existe. Esta palavra é normalmente utilizada de forma generalizada, com o seguinte significado: "com sede em". Uma vez que não consigo encontrar esta palavra em nenhum dicionário ou prontuário, gostaria apenas de saber se ela existe na língua portuguesa.
A forma correcta da palavra que procura com o significado "que tem sede em" é sediado e não sedeado. Esta existe, mas tem um outro significado, como poderá constatar no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa na entrada sedear.

Ambas as formas (sediar e sedear) se encontram registadas em vários dicionários de língua portuguesa.




"O Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa." Sendo que o correcto seria "O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica”, a primeira hipótese poderá também estar correcta?
As regras que regem o emprego ou a omissão de artigos com nomes próprios nem sempre são óbvias, deixando espaço para incertezas, como se depreende da consulta de qualquer compêndio gramatical sobre este assunto (veja-se, por exemplo, a Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa: Edições Sá da Costa, 1998: pp. 214-242).

A frase que refere poderia estar correcta como eventual título de jornal (onde a omissão de artigos e verbos é frequente: Sporting, FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa), sobretudo se o clube desportivo mencionado no início da frase também não fosse precedido de artigo: Sporting colou-se hoje a FC Porto e Benfica na liderança da Superliga portuguesa. Tal como é apresentada, com Sporting precedido de artigo, ao contrário de Porto e Benfica, a frase causa alguma estranheza, sendo preferível indicar todos os artigos: O Sporting colou-se hoje ao FC Porto e ao Benfica na liderança da Superliga portuguesa.