PT
BR
Pesquisar
Definições



Vielas

A forma Vielasé [feminino plural de vielaviela].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
viela1viela1
|i-é| |i-é|
( vi·e·la

vi·e·la

)
Imagem

Rua estreita (ex.: perderam-se do grupo numa das inúmeras vielas da cidade).


nome feminino

Rua estreita (ex.: perderam-se do grupo numa das inúmeras vielas da cidade).Imagem = QUELHA, RUELA

etimologiaOrigem etimológica:via + -ela.
viela2viela2
|i-é| |i-é|
( vi·e·la

vi·e·la

)


nome feminino

1. [Portugal] [Portugal] Cada um dos ferros com argolas, no rodízio dos moinhos.

2. [Portugal: Alentejo, Algarve] [Portugal: Alentejo, Algarve] Argola que prende a cabeça do arado à garganta.

etimologiaOrigem etimológica:francês bielle, manivela.
viela3viela3
|i-é| |i-é|
( vi·e·la

vi·e·la

)


nome feminino

1. [Música] [Música] Designação comum a vários instrumentos de cordas, friccionadas geralmente por um arco, precursores de vários tipos de viola.


viela de roda

[Música] [Música]  Instrumento musical de cordas, com caixa em forma de meia pêra, teclas e uma roda de friccionar as cordas movida por meio de uma manivela, geralmente tocado sobre os joelhos. = SANFONA

etimologiaOrigem etimológica:francês vielle.

Auxiliares de tradução

Traduzir "Vielas" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria que me esclarecessem a seguinte dúvida: na palavra quatro existe trema?
O Acordo Ortográfico de 1990 suprimiu o trema em palavras portuguesas ou aportuguesadas, conservando-se apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros.

O uso do trema no português do Brasil estava regulamentado pelo Formulário Ortográfico de 1943, que era o texto em vigor para a ortografia brasileira. Neste texto explicita-se que “Emprega-se o trema no u que se pronuncia depois de g ou q e seguido de e ou i: agüentar, argüição, eloqüente, tranqüilo, etc.”. Por este motivo, nunca se poderia empregar correctamente o trema antes de outra vogal como a ou o, mesmo porque nestes casos (ex.: quatro, quociente), o u é sempre lido e não havia necessidade de distinguir a pronúncia com um sinal diacrítico.

Poderá esclarecer esta e outras dúvidas ortográficas utilizando o corrector ortográfico para o português do Brasil que poderá testar em FLiP On-line, seleccionando a opção correspondente à bandeira brasileira.