Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

grupo

grupogrupo | n. m.
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

gru·po gru·po


(italiano gruppo)
nome masculino

1. Número de pessoas ou de coisas que formam um todo. = AGRUPAMENTO, CONJUNTO

2. Pequena associação.

3. [Gramática]   [Gramática]  Conjunto de palavras subordinadas a um núcleo e que forma um constituinte da frase (ex.: grupo nominal, grupo verbal). = SINTAGMA

4. [Matemática]   [Matemática]  Em álgebra moderna, conjunto de elementos da mesma natureza que contém, com cada elemento, o seu inverso, e, com cada grupo de elementos, a sua resultante.

5. [Química]   [Química]  Conjunto de elementos químicos com propriedades semelhantes. = FAMÍLIA

6. [Informal]   [Informal]  Mentira.


grupo multimédia
Grupo industrial de comunicação que desenvolve as suas actividades nos domínios da imprensa, da edição, da televisão, da rádio, da publicidade, etc.

não ir em grupos
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  O mesmo que não papar grupos.

não papar grupos
[Portugal, Informal]   [Portugal, Informal]  Ser esperto; não se deixar enganar ou não cair em mentiras (ex.: ele queria intrujar-me, mas eu não papo grupos).

vir de grupo
Atirar-se.

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "grupo" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Anagramas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...os vencedores da UEFA Youth League: "Quero deixar uma mensagem pública de felicitações ao grupo da Youth League pelo que fizeram..

Em O INDEFECTÍVEL

...O presidente interferiu na Receita e na Polícia Federal para conter investigações contra seu grupo político, comprou uma base dócil de parlamentares, instalou um aliado na Procuradoria-Geral da República...

Em blog0news

...festa na Marques de Sapucaí com a apresentação das seis escolas de samba do Grupo Especial mais bem colocadas no desfile deste ano..

Em Caderno B

Debaixo de tempo primaveril, a Formula E começou a qulificação monegasca com um grupo que tinha Max Gunther, Edorado Mortara, Stoffel Vandoorne, Sérgio Sette Câmara, Sebastian

Em Continental Circus

O Convair B-36J 52-2220 estava entre o último grupo de 33 bombardeiros B-36 construídos..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Como devo passar para o discurso indirecto a frase: Eu chamo-me Paula. Discurso indirecto: Ela disse que se chamava Paula? ou Ela disse que se chama Paula?
Na transformação do discurso directo em discurso indirecto de Eu chamo-me Paula, além da passagem da primeira (eu) para a terceira pessoa gramatical (ela) e da introdução de um verbo declarativo (dizer), deverá haver também uma passagem do presente (chamo) para o imperfeito do indicativo (chamava), isto é, a frase Eu chamo-me Paula deverá ser transformada em Ela disse que se chamava Paula. Sobre este assunto, poderá consultar também a resposta discurso directo, discurso indirecto e discurso indirecto livre.



Para-brisa ou pára-brisas? Não encontrei essa palavra no dicionário.
A forma correcta é com acento: pára-brisa(s), como pode verificar seguindo a hiperligação do Dicionário de Língua Portuguesa On-Line. Em Portugal parece ser mais corrente a forma com –s, inclusive no singular: o pára-brisas, os pára-brisas.
pub

Palavra do dia

ra·bir·rui·vo ra·bir·rui·vo


(rabo + -i- + ruivo)
adjectivo
adjetivo

1. Que tem a cauda ruiva.

nome masculino

2. [Ornitologia]   [Ornitologia]  Designação dada a diversas aves da família dos muscicapídeos, do género Phoenicurus. = RABIRRUIVA

pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/grupo [consultado em 21-05-2022]