PT
BR
Pesquisar
Definições



rodízio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rodíziorodízio
( ro·dí·zi·o

ro·dí·zi·o

)


nome masculino

1. Madeiro em cuja extremidade estão as penas que a água põe em movimento (nas azenhas).

2. Rodinha de pé de cama, de piano, de sofá, etc.

3. Dispositivo móvel que gira em torno de um eixo para condicionar o acesso e a passagem de pessoas. = TORNIQUETE

4. [Artilharia] [Artilharia] Peça que gira acompanhando no seu movimento a boca-de-fogo para que esta fique na direcção conveniente.

5. Revezamento de indivíduos na realização de uma tarefa ou de um serviço. = ALTERNÂNCIA, ROTATIVIDADE

6. Sistema de serviço em restaurantes onde, por um preço fixo, são apresentados rotativamente diversos pratos e especialidades aos clientes.

7. [Brasil] [Brasil] Sistema que estabelece restrições à circulação de determinados veículos em determinado lugar ou durante determinado período de tempo (ex.: a eficácia do rodízio na cidade de São Paulo não é consensual).

Confrontar: rodício.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Qual é o plural de porta-voz?
De acordo com a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra (p. 188), quando uma palavra hifenizada é composta por um verbo e um substantivo, apenas este último adquire a flexão do plural. Assim, o plural de porta-voz é porta-vozes, tal como o plural de guarda-chuva é guarda-chuvas e o de beija-flor é beija-flores.



Gostaria de saber qual a forma correcta: 1) deve realçar-se que o tema... ou 2) deve-se realçar que o tema...
Para resposta à dúvida colocada, por favor consulte outra dúvida respondida sobre o mesmo assunto em posição dos clíticos em locuções verbais. Nos exemplos referidos, o verbo dever forma com o verbo realçar uma locução verbal e tem um comportamento que se aproxima do de um verbo auxiliar. Por este motivo, o clítico se poderá ser colocado depois do verbo principal (ex.: deve realçar-se), do qual depende semanticamente, ou a seguir ao verbo auxiliar (ex.: deve-se realçar). É de realçar que a posição mais consensual (e aconselhada por vários gramáticos) é a primeira, isto é, depois do verbo principal.