PT
BR
Pesquisar
Definições



rodízio

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
rodíziorodízio
( ro·dí·zi·o

ro·dí·zi·o

)


nome masculino

1. Madeiro em cuja extremidade estão as penas que a água põe em movimento (nas azenhas).

2. Rodinha de pé de cama, de piano, de sofá, etc.

3. Dispositivo móvel que gira em torno de um eixo para condicionar o acesso e a passagem de pessoas. = TORNIQUETE

4. [Artilharia] [Artilharia] Peça que gira acompanhando no seu movimento a boca-de-fogo para que esta fique na direcção conveniente.

5. Revezamento de indivíduos na realização de uma tarefa ou de um serviço. = ALTERNÂNCIA, ROTATIVIDADE

6. Sistema de serviço em restaurantes onde, por um preço fixo, são apresentados rotativamente diversos pratos e especialidades aos clientes.

7. [Brasil] [Brasil] Sistema que estabelece restrições à circulação de determinados veículos em determinado lugar ou durante determinado período de tempo (ex.: a eficácia do rodízio na cidade de São Paulo não é consensual).

Confrontar: rodício.

Palavras vizinhas



Dúvidas linguísticas



Tenho uma dúvida sobre o uso do acento grave (chamamos de crase aqui no Brasil). Um amigo me disse que pode-se escrever à favor, alegando que é opcional o uso da crase em locuções adverbiais. Ele está correto?
A crase à é uma contracção da preposição a com o artigo definido feminino a. Para haver o uso desta crase, é necessário que haja um substantivo feminino a seguir que justifique o uso do artigo definido feminino (ex.: estava à frente = estava a[PREP]+a[ART] frente; foi à caça = foi a[PREP]+a[ART] caça). Não poderá usar a crase numa expressão como a favor, pois favor é um substantivo masculino e nunca poderia ser antecedido do artigo definido feminino a. Em alguns casos poderá haver uso de crase antes de substantivos masculinos, mas apenas em situações muito específicas, em que se pode subentender locuções como moda de ou maneira de (ex.: coelho à [maneira do] caçador).
Sobre este assunto, poderá também consultar outras respostas em regência verbal e nominal, graças a deus e crase em intervalo temporal.




Gostaria de saber qual a designação correcta para um grupo de pessoas que usa cantar os reis: Trupe de Reis ou Troupe de Reis?
Sendo troupe um galicismo para o qual já existe o aportuguesamento trupe, a designação aconselhada é Trupe de Reis.