PT
BR
Pesquisar
Definições



Bicuda

A forma Bicudapode ser [feminino singular de bicudobicudo], [adjectivo feminino e nome femininoadjetivo feminino e nome feminino] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
bicudabicuda
( bi·cu·da

bi·cu·da

)


nome feminino

1. [Ictiologia] [Ictiologia] Designação dada a várias espécies de peixes perciformes da família dos esfirenídeos, do género Sphyraena, em especial da espécie Sphyraena barracuda, de corpo comprido, bico agudo, com dentes fortes. = BARRACUDA

2. [Ornitologia] [Ornitologia] Ave pernalta (Scolopax rusticola) da família dos escolopacídeos, de bico direito e comprido. = GALINHOLA

3. [Brasil, Informal] [Brasil, Informal] Faca comprida e estreita. = LAMBEDEIRA


adjectivo feminino e nome femininoadjetivo feminino e nome feminino

4. [Agricultura] [Agricultura] Diz-se de ou variedade de azeitona. = BICAL

etimologiaOrigem etimológica:feminino de bicudo.

Colectivo:Coletivo:Coletivo:cardume.
bicudobicudo
( bi·cu·do

bi·cu·do

)


adjectivoadjetivo

1. Que tem bico.

2. Pontiagudo.

3. [Informal] [Informal] Complicado, difícil. = CABELUDO

4. Diz-se de certos frutos terminados em bico. = BICAL


nome masculino

5. [Ictiologia] [Ictiologia] Fataça.

6. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação dada a várias espécies de aves passeriformes da família dos traupídeos dos géneros Melopyrrha, Saltator e Sporophila.

7. [Brasil] [Brasil] [Entomologia] [Entomologia] Designação dada a vários insectos hemípteros hematófagos que são transmissores da doença de Chagas. = BARBEIRO, VUNVUM

etimologiaOrigem etimológica:bico + -udo.

BicudaBicuda


Dúvidas linguísticas



Gostaria de saber se "frigidíssimo" é superlativo absoluto sintético de "frio".
Os adjectivos frio e frígido têm em comum o superlativo absoluto sintético frigidíssimo, pois provêm ambos do étimo latino frigidus.



Ouvi a um treinador de futebol a palavra evoluência referindo-se à evolução da sua equipe. Não creio que exista o vocábulo.
A palavra evoluência não se encontra registada em nenhum dicionário ou vocabulário consultado, nem se encontra em corpora e motores de pesquisa na internet, pelo que será mais aconselhável, de facto, o uso da palavra evolução.

Esta palavra, apesar de não ter curso na língua, parece no entanto ser formada a partir do verbo evoluir com um sufixo (-ência), usado regularmente para formação de substantivos abstractos a partir de verbos, como em antecedência, anuência, dormência, intercorrência, regência ou sobrevivência, por exemplo.