Dicionário Priberam Online de Português Contemporâneo
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa
Este site utiliza cookies. Ao continuar no site está a consentir a sua utilização. Saiba mais...
pub
pub
pub
pub
pub

despedido

despedidodespedido | adj.
masc. sing. part. pass. de despedirdespedir
Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!

des·pe·di·do des·pe·di·do


(particípio de despedir)
adjectivo
adjetivo

Que foi dispensado de cargo ou emprego; que se despediu (ex.: os trabalhadores despedidos organizaram uma manifestação). = DEMITIDO


des·pe·dir des·pe·dir

- ConjugarConjugar

verbo transitivo

1. Mandar sair (alguém) da casa, lugar, emprego, etc.

2. Licenciar.

3. Atirar, arremessar.

4. Expelir, lançar de si.

verbo intransitivo

5. Cessar, findar; fazer despedida.

6. Renunciar.

verbo pronominal

7. Dizer adeus; fazer as suas despedidas.

8. Ir-se embora.

9. Apartar-se.

10. Renunciar a (alguma coisa que acaba).

11. Largar ou deixar um emprego. = DEMITIR-SE

pub

Auxiliares de tradução

Traduzir "despedido" para: Espanhol | Francês | Inglês

Parecidas

Esta palavra em blogues

Ver mais

...o que os resultados ditam de águia ao peito – pode, ou não, ser despedido a breve trecho – já fez saber ao referido Bruno Macedo que não irá...

Em Fora-de-jogo

Eduardo Cabrita lá foi de carrinho, ou melhor, retiro o que disse: foi à sua vida como ministro. A ordem de despedimento, soube-se agora, veio de Matosinhos, ou melhor, como disse a CNN Portugal, de Leixões. António Costa veio cá e Cabrita ficou em estado terminal, durante os croquetes e rissóis do evento das agendas mobilizadoras…

Em O Porto de Leixões

II, eles descobriram que o homem que poderia ter despedido Falitz não tinha conhecimento de seu histórico terrível de treinamento..

Em NOTÍCIAS SOBRE AVIAÇÃO AVIATION NEWS

Jovem, entrou para o exército, mas foi despedido por indisciplina..

Em Blog da Sagrada Família

que foi despedido de cinema por vender canábis: "Era um empresário" Portugal regista mais de três mil...

Em A RODA
Blogues do SAPO

Dúvidas linguísticas


Diz-se o meu cabelo foi corto ou o meu cabelo foi cortado?
O verbo cortar apenas admite o particípio passado cortado, pelo que, das frases que refere, a única correcta é o meu cabelo foi cortado.



Apesar de ter lido as várias respostas sobre o assunto, ainda me restam duas dúvidas quanto ao hífen: carbo-hidrato ou carboidrato? Uma vez que contra-ataque tem hífen, o correto é escrever contra-indicação em vez de contraindicação?
A aposição prefixal de elementos de composição de palavras começadas por h suscita geralmente dúvidas, devido ao facto de as regras para a manutenção ou elisão do h não serem coerentes nem inequívocas.

Se com alguns elementos de formação o h se mantém (sempre antecedido de hífen, como em anti-higiénico, co-herdeiro ou sobre-humano), com outros, como é o caso de carbo-, a remoção do h é permitida. Sendo assim, e seguindo os critérios da tradição lexicográfica, deverá grafar-se carboidrato e não carbo-hidrato.

Segundo o Acordo Ortográfico de 1945, o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por vogal, h, r ou s (ex.: contra-argumento, contra-indicação, contra-harmónico, contra-reforma, contra-senha).

Com a aplicação do novo Acordo Ortográfico de 1990 (ver base II e base XVI), o elemento de composição contra- apenas se hifeniza quando precede elemento começado por h ou por a, a mesma vogal em que termina (ex.: contra-harmónico, contra-argumento), aglutinando-se nos restantes casos, havendo duplicação da consoante quando o elemento seguinte começa por r ou s (ex.: contraindicação, contrarreforma, contrassenha).

pub

Palavra do dia

gas·troc·né·mi·o gas·troc·nê·mi·o


(gastro- + cnémio)
adjectivo e nome masculino
adjetivo e nome masculino

1. [Anatomia]   [Anatomia]  Diz-se de ou músculo da barriga da perna (ex.: músculo gastrocnémio; dor à palpação dos gastrocnémios). = GEMELO, GÉMEO

adjectivo
adjetivo

2. [Medicina]   [Medicina]  Relativo a ou localizado nesse músculo da barriga da perna (ex.: trombose venosa gastrocnémia; veia gastrocnémia).


• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia no Brasil: gastrocnêmio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.

• Grafia em Portugal: gastrocnémio.
pub

Mais pesquisadas do dia



in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/despedido [consultado em 09-12-2021]