PT
BR
Pesquisar
Definições



águias

A forma águiaspode ser[nome feminino plural] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
águiaáguia
( á·gui·a

á·gui·a

)
Imagem

OrnitologiaOrnitologia

Designação vulgar de várias aves de rapina carnívoras, geralmente de grande envergadura.


nome feminino

1. [Ornitologia] [Ornitologia] Designação vulgar de várias aves de rapina carnívoras, geralmente de grande envergadura.Imagem

2. [Figurado] [Figurado] Bandeira cuja haste é encimada por uma águia.

3. [Heráldica] [Heráldica] Figura heráldica que representa uma águia.

4. Pessoa de dotes extraordinários.

5. Talento.

6. [Astronomia] [Astronomia] Constelação do hemisfério setentrional, entre o Serpentário e o Delfim. (Geralmente com inicial maiúscula.)

7. [Numismática] [Numismática] Moeda de ouro dos Estados Unidos.

8. [Maçonaria] [Maçonaria] Emblema da sabedoria.

águias


nome feminino plural

9. [Desporto] [Esporte] Equipa do Sport Lisboa e Benfica.

etimologiaOrigem etimológica:latim aquila, -ae.

Auxiliares de tradução

Traduzir "águias" para: Espanhol Francês Inglês

Anagramas



Dúvidas linguísticas



Não será a palavra revivalismo portuguesa? Porque não existe no dicionário? Será um estrangeirismo? Mas quantos não foram já "absorvidos" por tão correntes no português escrito e falado?
A palavra revivalismo, apesar de não se encontrar na nomenclatura do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, encontra-se registada noutros dicionários de língua portuguesa como, por exemplo, o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea (Academia das Ciências de Lisboa/Verbo, Lisboa, 2001). Deriva da palavra inglesa revivalism e refere-se ao ressurgimento de ideias, modas ou tendências que fizeram parte do passado.



Em qual destas frases existe um erro de sintaxe? Há negócios cujas vantagens parecem evidentes; O negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo.
As gramáticas e os dicionários de língua portuguesa, como o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea ou a Gramática da Língua Portuguesa (p. 664), indicam que o advérbio ou pronome relativo onde expressa unicamente valores locativos, isto é, está relacionado com a noção de lugar físico, pelo que a segunda frase que refere (o negócio onde o meu pai está envolvido dá prejuízo) pode ser de alguma forma considerada menos correcta, já que “negócio” não é, neste contexto, um espaço físico, mas um substantivo abstracto. Nessa frase, as locuções adverbiais relativas em que ou no qual podem ser tidas como mais adequadas (o negócio em que/no qual o meu pai está envolvido dá prejuízo).

A primeira frase (há negócios cujas vantagens parecem evidentes) não apresenta qualquer tipo de agramaticalidade ou incorrecção sintáctica.