PT
BR
Pesquisar
Definições



espora

A forma esporapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de esporaresporar], [terceira pessoa singular do presente do indicativo de esporaresporar] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
esporaespora
|ó| |ó|
( es·po·ra

es·po·ra

)


nome feminino

1. Instrumento de metal, armado de pontas ou de um disco dentado (roseta), que se adapta à parte posterior do calçado, para picar o animal em que se monta.

2. [Figurado] [Figurado] Estímulo, incentivo.

3. [Botânica] [Botânica] Designação comum a várias plantas ranunculáceas. = ESPOREIRA

4. [Botânica] [Botânica] Flor dessas plantas.

iconeConfrontar: esporra.
esporaresporar
( es·po·rar

es·po·rar

)
Conjugação:regular.
Particípio:regular.


verbo transitivo

1. Picar com as esporas.

2. [Figurado] [Figurado] Dar estímulo ou incentivo a. = ESTIMULAR, INCITAR

sinonimo ou antonimoSinónimoSinônimo geral: ESPOREAR

etimologiaOrigem etimológica: espora + -ar.
iconeConfrontar: esporrar.
esporaespora

Auxiliares de tradução

Traduzir "espora" para: Espanhol Francês Inglês


Dúvidas linguísticas



Antes do acordo ortográfico escrevia desta forma a data no quadro para os meus alunos: "Terça-feira, 30 de Novembro de 2010". Depois do acordo, devo escrever a data desta forma (?): "terça-feira, 30 de novembro de 2010".
Com a aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, deixa de haver obrigatoriedade também em Portugal de maiusculizar os nomes dos meses e das estações do ano, como já acontecia na norma brasileira.

Também não é obrigatório o uso de maiúsculas nos dias da semana, o que já era uso generalizado em Portugal, conforme o disposto na base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945.

No entanto, não se altera a utilização tradicional das maiúsculas em início de frase ou de quaisquer outras sequências escritas (onde é frequente a oscilação com o uso de minúsculas), como divisões ou campos de textos escritos (títulos de capítulos, secções, assunto, data, referência, etc.) ou versos, sendo por isso justificável a maiúscula no início de uma data como Terça-feira, 30 de novembro de 2010.




Gostaria de saber qual é a maior palavra da língua portuguesa.
As línguas vivas são capazes de produzir, sem limitações, palavras novas. Não é muito normal haver palavras excessivamente longas, mas elas também acontecem, principalmente com neologismos. Quando pertinente, essas palavras são registadas por dicionários e outras obras de referência que as atestam. Aparentemente (isto é falível), a maior palavra registada num dicionário de português é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, no Dicionário Houaiss. Este adjectivo é relativo a uma doença pulmonar chamada pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiose. A produtividade da língua é demonstrada no facto de este adjectivo, como outros, poder potencialmente formar um advérbio de modo em -mente, cuja forma seria ainda maior do que aquela registada naquele dicionário: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconioticamente.